Criar uma oficina de grafite é uma das estratégias para embelezar a Escola de Ensino Municipal Francisco Oscar Karnal, a FOK. A ideia para o projeto surgiu em setembro depois que os muros escolares foram pichados.
Todos os materiais para a oficina de grafite foram adquiridos pela administração municipal, após o Grêmio Estudantil convocar uma reunião com o prefeito Marcelo Caumo e solicitar as tintas e pinceis.
Os alunos foram desafiados a criarem desenhos. Os melhores de cada uma das 19 turma serão pintados ao redor do colégio com ajuda voluntária dos estudantes e comunidade escolar.
Ontem, 18, foi dada a largada do projeto com a primeira aula da oficina de grafite. Curso é ministrado pelo grafiteiro Giovane Giovanella. “Meu objetivo é fazer com que os jovens despertem para a arte”, comenta.
Antes de iniciar a atividade prática, ele explicou aos alunos a origem do grafite nos Estados Unidos da década de 70. “Desde os tempos da caverna, o homem se expressa por imagens. O grafite é uma dessas formas de expressão”, afirmou.
Após, o grupo se deslocou para frente da escola onde foram realizadas as primeiras pinturas. Conforme a direção escolar, a oficina de grafite e pintura completa do muro terá andamento em 2020.
Escola mais bonita
Diretora Marisete Mathes destaca que as pichações nos muros deixaram a comunidade escolar incomodada. A pintura foi refeita com auxílio da Brigada Militar (BM), mesmo assim os alunos tiveram a ideia de colorir ainda mais os muros com o grafite, relata.
“A gente percebe que eles estão empenhados em fazer o projeto dar certo. Eles vieram espontaneamente no horário após a aula para participar da oficina”, comenta. Marisete também agradece o apoio da administração municipal na compra dos materiais.
Para os representantes do Grêmio Estudantil, Viviane Schütze e Anderson Pereira da Silva, o projeto possibilita aos alunos deixarem “sua marca” na escola, além de embelezarem ainda mais o ambiente escolar.