Mais um trabalho idealizado pelo projeto “Minha cidade mais bonita” se torna realidade. Às 19h desta quarta-feira, 18, integrantes do grupo e representantes do Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini inauguram o painel de mosaico com 9 metros de cumprimento e mais de 2 de altura construído em frente a escola.
Idealizado no começo deste ano, a construção demorou cerca de quatro meses para ser finalizada. Foi feita com trabalho voluntário e restos de azulejos, cola e cimento doados pela comunidade. “Muitas mãos ajudaram na obra. Estamos orgulhosos por ver como o painel ficou lindo, mesmo utilizando materiais que iriam para o lixo”, comemora a professora Francismara Sehn.
A escola até realizou um concurso para ver qual seria a imagem do mosaico. O desenho da aluna Adriele de Castro foi o vencedor, mostrando o caminho de escada até um livro. Coube ao artista artista Adelton Castilhos refazer a imagem nos 12 metros do muro.
Para realizar o mosaico, o grupo teve aulas voluntárias com a professora de artes de Porto Alegre, Rosa Maria do Nascimento. “Tínhamos a ideia e fomos atrás do que precisávamos depois. Isso fica de exemplo para os jovens verem que podem se engajar mais e transformar a realidade”, acredita Ângela Reale, uma das idealizadoras do projeto ao lado da arquiteta Daniela de Conto.
Ela comemora a participação voluntária da comunidade e cita como exemplo o trabalho de Lucas Carvalho, um ex-aluno do instituto que atualmente trabalha como azulejista. “Ele disse que ter participado do projeto foi uma das maiores obras já feita”, reforça.
Outras ações
O “Minha cidade mais bela” foi criado em 2018 e teve como primeira ação a reforma da escadaria ao lado da prefeitura. Melhoria foi inaugurada em julho.
Dois trabalhos seguem em execução. Se trata da reforma de um muro na Escola Érico Veríssimo e a revitalização do viaduto no bairro Santo Antão com desenhos de flores em mosaico, iluminação de LED, reforma das calçadas e recolocação do letreiro com a palavra “Encantado”.