HBB integra grupo seleto de hospitais no RS

Você

HBB integra grupo seleto de hospitais no RS

A casa de saúde recebeu uma certificação que é utilizada como método de avaliação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde

HBB integra grupo seleto de hospitais no RS

Processos adotados com pacientes e funcionários fez com que o Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado integrasse um grupo seleto no Rio Grande do Sul. A casa de saúde de Lajeado é uma das seis a ter a Acreditação nível II, título adquirido após adequações, além de auditorias feitas pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).
A Acreditação é um método de avaliação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde. Dos 345 hospitais do Estado, apenas 18 possuem a Acreditação da ONA – e o HBB passa a ser o sexto de um seleto grupo a conquistar o Nível 2. É o único hospital dos vales do Taquari e Rio Pardo a contar com a certificação.
“Já possuíamos muito das rotinas e práticas que contemplavam o nível 2. Então percebemos que a grande mudança ocorreu nas pessoas, com o engajamento, a busca constante por realizar o seu trabalho da melhor forma possível”, analisa Samanta Vanzin, coordenadora do Setor da Qualidade da instituição. “Os colaboradores passaram a ter um olhar mais crítico sobre as atividades, e a verificar pontos de melhoria, a trabalhar na diminuição de falhas e a analisar situações de risco que muitas vezes são inerentes ao processo do cuidado”, conclui.
Durante a auditoria nenhum setor do hospital deixou de ser visitado. O Manual da Organização Nacional da Acreditação (ONA) prevê a avaliação de 35 subseções de serviços disponibilizados pela instituição: o HBB passou por certificação em todas elas, o que demonstra a complexidade, a abrangência e a disponibilização de serviços à população.
Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel resume o sentimento de todos em uma palavra: “Alegria”. Ele enaltece o engajamento de todos os funcionários, colaboradores e corpo clínico, médicos, equipes terceirizadas e parceiros. “Todos compraram a ideia de que qualidade, segurança, gestão integrada para os pacientes são fundamentais.”
Para ele, receber o certificado em nível II demonstra a grande evolução nos processos e a interação entre setores – em especial a forma de controle, acompanhamento e mensuração dos desfechos clínicos de pacientes atendidos no HBB.

Saiba mais

– A Organização Nacional de Acreditação (Ona) é a entidade responsável por emitir o documento que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
– Para alcançar o nível 2, é necessário cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
– O certificado é válido por dois anos.
As principais vantagens da certificação:
Segurança para os pacientes e profissionais;
Busca voluntária da qualidade;
Educação dos profissionais;
Maior qualidade da assistência;
Processo de construção de equipe e melhoria contínua;
Melhoria do gerenciamento da unidade.
Exemplo para outros hospitais
Após a certificação, os avaliadores destacaram pontos fortes do HBB e que serão, inclusive, levados como exemplos a outros hospitais.
Entre eles estão:
– Sensação de pertencimento e engajamento dos colaboradores, gestores e direção;
– Parceria com a Univates, com desenvolvimento de diversas melhorias (estruturais e assistenciais);
– Programas voltados para os colaboradores da instituição, como o “Bom dia HBB” e “Programa Você faz a Diferença”;
– Programa “Mamãe HBB”, para gestantes atendidas na instituição;
– Banco de Oportunidades para recrutamento interno dos colaboradores;
– Programa “Nós cuidamos, Nós ensinamos”, com atuação junto a escolas da cidade;
– Centro de Reprodução Humana com estrutura e resultados diferenciados;
– Estrutura de Gestão Ambiental, com tratamento de 100% dos efluentes e prática para energia renovável dentro da instituição;
– Sala de Acolhimento do familiar nas Unidades de Terapia Intensiva, com educação quanto às práticas, os dispositivos e os pontos de atenção e contribuição no cuidado.

Acompanhe
nossas
redes sociais