Uma matéria veiculada em jornal de grande circulação no Estado foi amplamente compartilhada em grupos de WhatsApp e demais redes sociais. O texto citava a boa aceitação dos parklets na capital gaúcha, e a forma como a ferramenta pode incrementar o comércio local e ao mesmo tempo devolver vida aos centros urbanos. Eu recebi a referida reportagem de diversos agentes públicos, empresários e amigos. E todos me recordam: os vereadores de Lajeado impediram a instalação desses espaços móveis no centro da nossa cidade.
É desolador ver como a politicagem é capaz de atrasar e atrapalhar o desenvolvimento de um município. Em maio passado, e sem qualquer razão plausível ou minimamente aceitável, os vereadores Carlos Ranzi (MDB), Ederson Spohr (MDB), Marcos Schefer (MDB), Neca Dalmoro (PDT), Sérgio Kniphoff (PT), Sérgio Rambo (PT) e Waldir Blau (MDB) votaram contra o projeto que solicitava autorização para os empresários implantarem os novos espaços de convivência nas vias públicas.
As escusas para atrapalhar o desenvolvimento econômico e social da cidade foram de envergonhar qualquer cidadão minimamente politicado. “Não podemos autorizar parklets com tantos buracos em outras ruas”, disseram alguns parlamentares. Um despautério sem precedentes. Misturam alhos com bugalhos para inverter a ordem natural dos fatos. E desprezam estudos que confirmam o aumento da rentabilidade do comércio com os parklets, o que gera mais renda, mais impostos e, obviamente, mais recursos para tapar buracos.
Mas eu sou teimoso. E otimista. Eu acredito que muitos desses vereadores estão arrependidos daquele voto insultuoso. Sendo assim, tenho certeza que a proposta do Governo de Lajeado vai voltar ao plenário em 2020. E tenha certeza, também, será aprovada por unanimidade pelos nobres parlamentares lajeadenses. Afinal, errar é humano. Mas insistir no erro é burrice. E para não insistir no erro, basta olhar para os municípios que não erraram. Os bons exemplos ecoam mundo afora e também na capital gaúcha (FOTO). Basta copiar!
Amizade ou indícios?
Durante reunião-almoço da Cacis, nessa sexta-feira, uma fotografia agitou os bastidores da política. Na mesma mesa, Comandante Cesar (MDB) e Valmor Griebeler (PL), dois pré-candidatos a prefeito de Estrela. A imagem foi publicada no Instagram do vice-prefeito e se espalhou pelos mais diversos aparelhos telefônicos por meio do WhatsApp.
Para muitos, a imagem pouco representa. Para outros articulistas políticos estrelenses, é o indício que faltava para definir a dobradinha de candidatos da Situação para 2020: Valmor para prefeito, e Comandante César para vice. Há quem aposte, ainda, que essa será a única chapa com agentes públicos do atual governo.
Mesa Diretora
A definição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Estrela está praticamente definida, conforme antecipamos nesta semana. O Progressista João Braun deve ser aclamado presidente em uma sessão extraordinária que deve ocorrer, muito provavelmente, no dia 26 de dezembro. Mas, para isso, será preciso contornar uma situação um tanto quanto embaraçosa.
Em Estrela, o mandato do presidente do Legislativo dura dois anos. Entretanto, e até o momento, todos abriram mão do segundo ano para cumprir um acordo firmado entre os partidos da base aliada no início desta legislatura. Já o atual chefe da Câmara, Felipe Schossler (PTB), ainda não anunciou se cumprirá o referido acordão. Segundo informações de bastidores, ele aguarda um aval do presidente municipal do PTB, Elmar Schneider.
Schneidinha estaria condicionando essa possibilidade a um apoio por parte do PP para sua candidatura a prefeito em 2020. Eu custo a acreditar nesta hipótese e, tenho certeza, Schossler vai cumprir com tudo que já foi previamente acordado entre a base aliada. Braun, por sua vez, está confiante na sua eleição. Para tal, se reuniram até com o prefeito Carlos Rafael Mallmann (MDB), que lhe garantiu a posse no fim deste mês.
Indecisões e decisões
Em Teutônia, após reunião na segunda-feira, a Situação fechou acordo para dar continuidade à coligação vencedora do pleito de 2016. Os nomes devem ser os mesmos para a eleição majoritária de 2020. Diante disso, a Oposição poderá ser reforçada com alguns nomes que hoje – supostamente – apoiam o governo municipal. Entre esses, políticos com grande força dentro do PP. Ainda sobre a Oposição, crescem as chances de Celso Forneck (PDT) ser o principal adversário de Jonatan Brönstrup (PSDB). Mas, Renato Altmann (MDB) segue na briga.
Rotativo, App e parquímetros
Em Encantado, a empresa paulista Zona Azul deve iniciar a cobrança do estacionamento rotativo em fevereiro de 2020. Para tal, está prevista a instalação de seis parquímetros na área central da cidade. Além disso, a nova concessionária responsável pela manutenção do serviço público pretende integrar o sistema encantadense com os municípios onde a empresa também atua. Ou seja, por meio de um aplicativo, os créditos poderão ser gastos nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Esteio, Alvorada, Carlos Barbosa e Nova Petrópolis.