O ranking divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação em que a Univates aparece como a melhor universidade privada da região Sul do Brasil é motivo de celebração para a comunidade regional. Trata-se de um reconhecimento importante e que coloca a instituição em evidência para todo o país.
Esse resultado é o melhor já alcançado pela universidade desde que o índice do MEC começou a ser calculado, em 2007. Demonstra o avanço da instituição ao longo da última década na busca por excelência. No ano em que comemora o cinquentenário de fundação, a Univates atinge seu melhor posicionamento, com condições de crescer ainda mais.
Muito dessa conquista se deve à estratégia acertada da reitoria nos últimos anos para garantir a sustentabilidade financeira. Os novos tempos instigam a quebra de paradigmas. Seja no setor público ou privado, as instituições precisam se reinventar para sobreviver em meio ao cenário que se impõe. E a educação é um dos setores onde essa transformação é mais intensa.
A partir de 2014, o enfraquecimento da política de Financiamento Estudantil em âmbito governamental, a crise econômica nacional e a consequente diminuição da procura por matrículas fez a universidade ver a receita despencar. Em cerca de cinco anos, a quantidade de alunos reduziu quase a metade.
Ameaçada de ter que reduzir cursos, estrutura e corpo docente, a instituição percebeu a obrigatoriedade de fazer diferente. Ao contrário da tática adotada em outras instituições que também enfrentam dificuldades país afora, de passar a conta aos universitários que permanecem por meio do encarecimento das mensalidades, a Univates inovou.
Entre as medidas, decidiu acabar com a ociosidade em laboratórios, antes usados apenas para as atividades acadêmicas, e ingressar na área de prestação de serviços. Como exemplo, assumiu a gestão das unidades de saúde de Lajeado, firmou convênios com municípios para exames laboratoriais e análise de materiais na construção civil, implementou cursos de EAD, entre outras medidas.
A combinação de uma política financeira arrojada com uma proposta pedagógica autêntica e inovadora garante o equilíbrio das contas e incide sobre a qualidade do ensino, cujo reconhecimento do MEC é motivo de orgulho para o Vale do Taquari.
Editorial
Univates na ponta
O ranking divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação em que a Univates aparece como a melhor universidade privada da região Sul do Brasil é motivo de celebração para a comunidade regional. Trata-se de um reconhecimento importante e que coloca…