O rosto da sul-africana Zozibini Tunzi, 26, inundou as redes sociais no último domingo, 08. A relações públicas e modelo foi eleita Miss Universo 2019, em uma cerimônia em Atlanta, nos Estados Unidos. Primeira negra a ganhar o concurso desde 2011, Zozibini emocionou o mundo com um discurso impactante sobre representatividade, racismo e diretos das mulheres.
Filha de uma diretora de escola e de um funcionário do departamento de ensino superior de Pretória, a Miss levanta também a bandeira da educação, da igualdade e da representação.
A coroa de Miss África do Sul veio em 2018. Apesar dos compromissos com o título, nunca deixou de lado suas convicções e passou a usar a visibilidade que o concurso trouxe para falar sobre temas que considera importantes, o que já fazia em suas redes sociais. “Não sabemos o quão importante é a nossa voz até que a conquistamos”.
Na campanha pelo título de Miss Universo 2019, Zozibini incluiu uma parceria com o projeto HeForShe, iniciativa das Nações Unidas que incentiva homens a lutarem ao lado das mulheres por igualdade. Para levar o projeto ao palco do concurso, a jovem pediu em suas redes sociais que homens sul-africanos enviassem mensagens de apoio às mulheres. Os textos foram escritos em laços, que integraram parte dos adereços do traje usado durante a competição.
Zozibini ainda aproveita seu espaço sob os holofotes mundiais para falar sobre as condições do seu país, sobre o racismo, e como ele interfere na forma como as meninas negras se veem. “A sociedade foi programada durante muito tempo para não ver a beleza negra. Mas agora estamos entrando em um tempo em que finalmente as mulheres como eu podem saber que somos bonitas”, disse, em discurso ao final do concurso.
Zozibini também agradeceu o apoio que recebeu em suas redes sociais, onde declarou “Hoje, uma porta abriu e eu não poderia estar mais grata em ser a pessoa que entrou por ela. Espero que cada garotinha que tenha testemunhado esse momento possa acreditar para sempre no poder de seus sonhos e que elas possam ver o rosto delas refletidos no meu”.