Um trabalho iniciado em 2018 chega à sua conclusão hoje com a inauguração da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A solenidade, com presença da Chefe da Polícia Civil no estado, a delegada Nadine Anflor, ocorre às 16h30.
“Eu disse no dia da minha posse que nosso objetivo era instalar a Draco e agora está se concretizando”. A afirmação é do chefe da 19ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, José Romaci Reis.
Segundo Reis, a nova delegacia vai atuar principalmente no combate e investigação de tráfico de drogas e roubos cometidos por facções criminosas. “E trabalhar em nível regional com abigeato, com roubos de cargas, de veículos. Tudo com um sistema de investigação qualificada, especializada”.
“Os agentes vão trabalhar só em cima disso, não vão perder tempo com outras coisas”, acrescenta. De acordo com o delegado regional, o combate às facções criminosas, que será qualificado com a delegacia inaugurada hoje, é atualmente uma das maiores preocupações da polícia.
Para o delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore, titular da Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais, a instalação de unidades da Draco no interior é “fundamental”. “O que nós sentimos é que as facções criminosas têm ido, têm crescido, em direção ao interior, então é importante que haja órgãos policiais especializados no combate a esse tipo de criminalidade”
Melhora geral
A atuação especializada da Draco vai aliviar o trabalho da DP, que antes investigava também os crimes que agora serão direcionados à unidade especializada. “A delegacia distrital vai ficar com metade das funções, com homicídios, estelionatos, extorsões e outros crimes menores, porque já tem a DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento), que faz crimes de menor potencial ofensivo, e a DEAM, que faz os crimes contra a mulher”, explica o delegado Reis.
O secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, destaca a importância da Draco para a cidade. “Mais um órgão especializado, qualificado, que vai trabalhar em conjunto com os já existentes para promover maior sensação de segurança e melhorar a elucidação de crimes e o combate à criminalidade. É muito importante”.
“Havia necessidade de uma delegacia especializada no Vale do Taquari. Santa Cruz tem, Rio Grande tem, Pelotas tem”, acrescenta Locatelli.
Espaço
A delegacia está instalada em um imóvel na Avenida dos 15, no Bairro Florestal, com 844m², onde antes funcionava uma oficina mecânica. Além do amplo espaço, o endereço foi escolhido pela localização estratégica, com facilidade de acesso à ERS-130 e à BR-386. A Draco vai ficar, ainda, a cerca de um quilômetro do Presídio Estadual de Lajeado e do Fórum.
A nova unidade, que vai ser comandada pelo delegado Dinarte Marshall Júnior, tem abrangência regional, atendendo os 31 municípios que fazem parte da 19ª regional da Polícia Civil.
FELIPE KROTH – felipekroth@jornalahora.inf.br