Para melhorar as condições de vida da comunidade quilombola do Loteamento 17, no bairro Morro 25, a administração municipal de Lajeado, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), construirá 13 novas casas para as famílias. A licitação para a obra será aberta nas próximas semanas.
Mais de 60 pessoas de 13 famílias vivem no loteamento 17, em casas pré-moldadas e sem repartições internas. As novas moradias serão de madeira e terão sala, cozinha, banheiro e dois ou três quartos. O tamanho das casas varia de 47 metros quadrados a 60 metros quadrados, dependendo do tamanho da família. Uma rua será aberta, e serão construídas seis casas de um lado e sete do lado oposto. O custo estimado é de R$ 500 mil.
Conforme o secretário da Sthas, Lorival Silveira, a expectativa é que as novas casas estejam concluídas no primeiro semestre de 2020. Enquanto estiverem sendo construídas, algumas famílias ficarão em casa de parentes e outras receberão aluguel social da Secretaria.
A família de Tauana Gomes, 22 anos, será uma das beneficiadas. “Olhamos a maquete e gostamos de como será a nossa casa. Uma das diferenças é que ela será mais alta, e não correremos mais o risco de ter água dentro de casa quando chover. Estão todos bem felizes e ansiosos pois sonhamos muito com isso”, contou Tauana.
A comunidade quilombola também recebe companhamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Centro, e no seu próprio território.
Lajeado
Comunidade quilombola ganhará 13 novas casas em Lajeado
Mais de 60 pessoas de 13 famílias vivem no loteamento 17. Administração municipal abre licitação nas próximas semanas
