O Governo de Lajeado contratou a IMTRAFF Consultoria e Projetos de Engenharia, com sede em Belo Horizonte. O contrato de R$ 105 mil prevê a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, requisito para receber recursos federais para esta área em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Em suma, a finalidade é garantir a integração entre os diferentes modos de transporte, e a melhoria da acessibilidade de pessoas e cargas.
Este novo plano municipal é uma peça essencial para o sucesso de um projeto macro: o Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Afinal, as cidades são peças fundamentais para o funcionamento do país. E diante do alto crescimento populacional das últimas décadas, principalmente em municípios já destacados como centros urbanos regionais, surgiram novos desafios. E todos convergem para uma melhor qualidade de vida das populações.
Planejar a mobilidade urbana é isso. É pensar na qualidade de vida das respectivas comunidades. É pensar alternativas ao trânsito e ao intenso tráfego de veículos, e buscar melhoras constantes para pedestres e cadeirantes. O estudo visa, acima de tudo, transformar as cidades e o modo como o brasileiro se desloca diariamente. Em Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Taquari, esses desafios já são latentes.
Pensar mobilidade urbana é atentar para a economia local. Empresas perdem dinheiro com a confusão diária do trânsito. Empregados se atrasam. Mercadorias atrasam. Na área da logística, por exemplo, a fase final das entregas, realizadas essencialmente nos aglomerados urbanos, é visivelmente prejudicada com a falta de planejamento. E assim outras tantas áreas de serviços e produtos restam atordoadas com a muvuca das cidades.
Mas vamos além. Pensar mobilidade urbana é preservar o ambiente natural. Afinal, priorizar os modos de transporte ativos sobre os motorizados e o transporte público coletivo sobre o transporte individual diminui a toxidade do trânsito. Ou seja, todos devemos pensar em mobilidade porque mobilidade movimenta a tudo e a todos. E diante da importância do assunto, esperamos que o valor de R$ 105 mil seja muito bem aplicado em Lajeado.
MDB em Arroio do Meio
Na segunda-feira à noite, encontro do diretório do MDB de Arroio do Meio reuniu bom público. Mesmo assim, algumas ausências foram mais sentidas do que outras. Entre essas, o vereador do partido, Paulinho Volk (FOTO) e os irmãos Betinho e Nestor Dalpian.
Presidência da Amvat
No próximo dia 12 de dezembro, em Anta Gorda, ocorre a eleição da nova diretoria da Amvat. Pelo acordo mantido há vários anos, a indicação seria do PDT, PTB, DEM, PT ou PSB. Dificilmente algum prefeito do PDT assumirá o cargo. Isso porque todos querem focar as energias de 2020 para as respectivas campanhas à reeleição. Mas, caso contrário, o nome mais forte é Marcos Martini (PDT), prefeito de Nova Bréscia.
O afago de Cerutti
Em sessões passadas, Adi Cerutti (PSD) chamou a atenção pelas recorrentes críticas ao governo municipal de Lajeado. O fato de fazer parte da base governista tornava ainda mais estranho esses posicionamentos. Nessa terça-feira, a reviravolta. Diante do plenário lotado, ele aproveitou o tempo de sete minutos para rasgar elogios ao prefeito Marcelo Caumo. Citou, até, o documento registrado em cartório, no qual o atual gestor se compromete a não buscar a reeleição. “Acho que ele deveria rasgar esse documento e concorrer”, disse o vereador.
Alunos e o governador
A última etapa da 1ª Edição do projeto Democracia na Escola foi realizada na semana passada. Alunos e professores da rede municipal de Encantado, e que integram os cinco projetos vencedores, viajaram a Porto Alegre para conhecer na prática o funcionamento dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – na esfera estadual. No Palácio Piratini, os integrantes foram recebidos pelo Governado do Estado, Eduardo Leite. E não houve protestos!
Parque do Imigrante
O governo de Lajeado abriu concorrência para “exploração onerosa da copa e cozinha do Parque do Imigrante”. Esse espaço já gerou briga entre empresário e o alto escalão do Executivo municipal em um passado muito recente. Quase foram às “vias de fato” em público;
Parque no Morro 25
Vereador Paulo Tóri (PPL) aguarda investimentos junto à lagoa entre os bairros Santo Antônio e Morro 25, em Lajeado. Colocou o assunto na LOA 2020. Já existe projeto para um parque naquele espaço público. “O prefeito prometeu fazer”, garante o parlamentar.
Pré-candidato
Nesta sexta-feira, em Estrela, o Secretário de Saúde Elmar Schneider (PTB) será anunciado oficialmente como pré-candidato a prefeito. O evento será durante um jantar organizado pelo partido, na Comunidade Católica São Pedro Canísio, em Arroio do Ouro. Para o evento, foram convidados Ronaldo Nogueira, Ranolfo Jr., Maurício Dziedricki, Ronaldo Santini, Dirceu Franciscon e Luiz Carlos Busatto.