Cirurgia inédita no RS é realizada no HBB

Lajeado

Cirurgia inédita no RS é realizada no HBB

Procedimento de retirada da tireoide com auxílio de vídeo foi oferecido pelo SUS e realizado no fim de novembro

Cirurgia inédita no RS é realizada no HBB

Uma cirurgia inédita no Rio Grande do Sul foi realizada no Hospital Bruno Born na última sexta-feira. Se trata da primeira cirurgia tireoidectomia transoral, uma técnica minimamente invasiva que elimina a cicatriz do pescoço na retirada da glândula da tireoide. O médico Marco Seferin foi responsável pelo sucesso do procedimento.
A tireoide fica localizada na região central e inferior do pescoço. A cirurgia tradicional da tireoide provoca uma cicatriz no pescoço. Nesse sentido, a cirurgia inédita exclui a cicatriz dos pacientes.
O cirurgião de cabeça e pescoço, Marco Seferin detalha que a técnica consiste em, com auxílio de vídeo, efetuar um corte dentro da boca – próximo dos dentes – e inserir a câmera de vídeo até o pescoço. A tireoide é retirada por esta incisão. “A recuperação é muito boa e o paciente não fica com cicatriz aparente”, eclarece Seferin. A cirurgia tradicional da tireoide deixa uma cicatriz no pescoço. O paciente fica sem drenos e pode ser liberado do hospital em 12 horas.
No Brasil, já são mais de 400 casos realizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.
Em Lajeado, participam do procedimento, além de Seferin, outros dois cirurgiões especialistas. O doutor Marco Tessaroli de Chapecó, Santa Catarina, que introduziu o método no país e Leonardo Zawaski, cirurgião especialista em vídeo da cidade de Estrela. O hospital Bruno Born foi escolhido por disponibilizar uma equipe de profissionais e materiais necessários com a ajuda das administrações municipais de Lajeado e do município de Doutor Ricardo.

Saiba mais

– A tireoide é uma glândula está localizada na região central e inferior do pescoço. Ela regula funções de órgãos como rins, fígado, cérebro e coração, com atuação no crescimento e desenvolvimento, no peso, na memória, na fertilidade e outras funções.
– O mau funcionamento da tireoide pode provocar ansiedade, agitação, irritabilidade, depressão e outros problemas.

Acompanhe
nossas
redes sociais