O Grêmio foi até São Paulo e venceu o Palmeiras no Allianz Parque. Os três pontos garantiram o Tricolor na sua quinta Copa Libertadores consecutiva, recorde do clube. Agora, a briga é para confirmar a vaga de forma direta na fase de grupos.
Renato Portaluppi havia prometido a classificação logo após a derrota para o Flamengo, na semifinal da competição continental. Um mês após a garantia, e com seis vitórias em sete jogos, o treinador cumpriu a promessa.
O Grêmio está de volta à maior competição do continente, e com direito a recorde. Em 2020, será a quinta vez seguida do Tricolor na Libertadores, batendo o recorde que datava da década de 1990. Entre 1995 e 1998, somou quatro participações em sequência. Só Atlético-MG e São Paulo tem séries iguais ou superiores à cinco.
Briga agora é pela fase de grupos
Com a participação garantida, o Grêmio briga agora para confirmar a classificação direta à fase de grupos. O título do Flamengo sobre o River Plate no sábado fez o G4 do Brasileirão virar G5, facilitando a tarefa da equipe gaúcha.
O Grêmio é hoje o quarta colocado, com 59 pontos. Como o quinto colocado é o Athletico, campeão da Copa do Brasil, o G5 está configurado hoje como G6, tendo até o São Paulo na zona de classificação direta, com 54 pontos.
Restando quatro partidas no Brasileirão, o Grêmio sai para encarar o Athletico no Paraná. Depois recebe em sequência na Arena o São Paulo e o Cruzeiro, e fecha a participação contra o Goiás fora de casa.