Aprovado na câmara, orçamento cresce 24% em três anos

Lajeado

Aprovado na câmara, orçamento cresce 24% em três anos

Proposta do governo foi aprovada na sessão do Legislativo de ontem à noite. Sete emendas foram inseridas ao texto original

Aprovado na câmara, orçamento cresce 24% em três anos

Com oito emendas, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada por unanimidade pela câmara de vereadores, estimando as receitas do município para R$ 391,1 milhões em 2020. Em relação a 2017, o orçamento do município cresce 24%. Entre as alterações propostas para 2020, está a que reduz o percentual da livre movimentação do Poder Executivo de 10% para 2%.
 
De última hora, Ildo Salvi (Rede) tentou modificar o percentual para 4% e até obteve o apoio de vereadores da base aliada do governo Marcelo Caumo. Entretanto, sua emenda nem chegou a ser votada, já que a primeira foi discutida e aprovada antes, com o voto de nove parlamentares.
 
Historicamente, o percentual da livre movimentação sempre é reduzida no último ano de mandato dos prefeitos de Lajeado, tendo acontecido nos governos de Luis Fernando Schmidt e Carmen Regina.
 
Apenas Mozart Lopes (PP) defendeu a manutenção da proposta original. “Respeito quem quer mudar, mas não concordo. Acho uma sacanagem o que fizeram com a Carmen, o Schmidt e agora com o Caumo”, comenta. Além da LOA, outros cinco projetos de lei foram votados e aprovados pelos vereadores.
 

Uma hora de análise

Até pouco antes da sessão, quatro emendas ao projeto da LOA haviam sido apresentadas, sendo que uma acabou retirada. Depois, outras três foram redigidas.
 
A sessão foi interrompida por quase uma hora para que a comissão de Justiça e Redação se reuniu por quase uma hora para analisar as modificações apresentadas ao orçamento. Mais duas emendas foram elaboradas instantes antes da votação.
 
A grande maioria das mudanças apresentadas pelos vereadores tratam da retirada de recursos de um órgão municipal, repassando para outro. Elas afetam, entre outros setores, o gabinete do prefeito e a Secretaria de Administração.
 
box orçamento
 

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais