Não precisa ser fiel para se admirar com as grutas da região e realmente acreditar que esses locais foram moldados por algum ser supremo. Tenho esse sentimento quando vejo quão bela é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Doutor Ricardo.
Contam os antigos que o local foi descoberto pelo padre Victorio Scopel e pelo proprietário das terras, João Mariotti no fim dos anos 50. Abençoados por Deus, ali eles resolveram colocar a imagem de Maria e tornar este espaço de imensurável beleza em ponto turístico do município.
A formação rochosa vulcânica é enorme e se assemelha a uma “capela”, só que formada com pedras e plantas. O toque divino fica para a cascata com mais de 60 metros. Uma verdadeira cortina d’água que embeleza ainda mais o ambiente.
Para chegar até a gruta, é preciso uma pequena “peregrinação” pelos 125 degraus. Vale destacar que a escadaria foi construída pelo município e está em ótimo estado.
Aos devotos, o local é ideal para um momento de reflexão e oração. Já quem gosta de aventura, recomendo conhecer as trilhas que levam ao pé da cascata. Os caminhos são íngremes e escorregadios. É preciso redobrar a atenção, mas a vista do local vale a pena.
Gostou da dica? Se sim, vai lá nas redes sociais do A Hora ou no Instagram @365_vezes_no_vale que tem muito mais! Bora curtir o vale com muita fé e espiritualidade.
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Doutor Ricardo fica na microrregião da Erva-Mate. Não há dificuldade para chegar lá. É só ir até o trevo municipal, pela ERS-332, e andar três quilômetros. Todo o caminho é asfaltado e com placas de identificação.
Qual o custo? É de graça, mas uma oração para a santa cai bem.
Tem infraestrutura? Há bancos na sombra, churrasqueiras, banheiros, uma pequena praça com brinquedos e até queda d’água para tomar banho nos dias mais quentes. Lugar massa para passar um dia com amigos ou familiares.
Precisa fazer trilha? Apenas os 125 degraus para chegar até a gruta ou quem gosta de se aventurar, uma trilha mais radical, até os pés da cascata.