Quinto colocado, com 50 pontos, cinco a mais que o Corinthians, primeiro time fora da zona de classificação à Libertadores, o Grêmio têm dois compromissos contra equipes na zona do rebaixamento para confirmar de vez a vaga para a competição sul-americana em 2020.
Na quinta-feira, o tricolor recebe o CSA. A partida ocorre na Arena, a partir das 21h. Já no domingo, às 19h, visita a Chapecoense, em Santa Catarina.
Após os confrontos contra os times da parte baixa da tabela, o Grêmio enfrenta dois postulantes ao título. No dia 17 de novembro, recebe o Flamengo. Já no dia 24 o duelo será contra o Palmeiras, em São Paulo.
Para os próximos jogos, o técnico Renato Portaluppi pode ter o retorno do meia Jean Pyerre e de Luan, ambos estão em fase final de tratamento de lesão. Em contrapartida, o zagueiro Kannemann, convocado para a Seleção Argentina, deve ficar de fora dos jogos contra Chapecoense e Flamengo.
Sequência positiva na Arena
A vitória por 2 x 0 no clássico Gre-Nal 422, pela 30ª rodada aumentou a série de jogos sem perder como mandante diante do Internacional. São 11 partidas sem derrotas. O dado iguala a série do co-irmão, que entre 1971 e 1975 também empilhou duelos sem ser batido no Beira-Rio.
A última vitória do Inter no estádio do Grêmio foi em 2014, no primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho. O placar de 2 a 1 teve dois gols de Rafael Moura. De lá para cá, o Grêmio acumula cinco vitórias e seis empates.