Nesta noite, o Grêmio busca voltar a final da Libertadores após dois anos. A segunda partida da semifinal contra o Flamengo será no Maracanã, a partir das 21h30min. Empate sem gols classifica o Flamengo. Repetindo o placar do primeiro jogo (1×1), a decisão vai para os pênaltis. Resultado igual ou superior a dois gols dá a vaga ao Grêmio.
Para a partida desta noite, o técnico Renato Portaluppi tem dois desfalques. O lateral-direito Léo Gomes machucou o joelho e só volta em 2020. Já o meia-atacante Luan viajou com a delegação para o Rio de Janeiro mas não participou dos treinamentos. A suspeita de que ele tenha sofrido uma fissura em um osso do pé direito. Já Jean Pyerre, seu substituto é dúvida. O jogador segue se recuperando de lesão e fará testes antes da partida.
No caminho até a semifinal da Libertadores, o Grêmio se classificou em segundo lugar na fase de grupos. Teve três vitórias, um empate e três derrotas. Nas oitavas de final venceu o Libertad duas vezes. Nas quartas, perdeu a primeira partida para o Palmeiras por 1 a 0, mas reverteu o placar em São Paulo fazendo 2 a 1 e se classificou para as semifinais.
Mistério no Rio de Janeiro
Buscando voltar a uma final após 38 anos, o Flamengo tem dúvidas na montagem do elenco. Rafinha, Arrascaeta e Filipe Luís seguem se recuperando de lesão e podem aparecer na equipe desta noite. Caso não tenham condições de jogo, entram Rodinei, Reinier e Renê, respectivamente.
Na fase de grupos, o clube carioca se classificou em primeiro com 10 pontos. Nas oitavas, perdeu para o Emelec no Equador por 2 a 0. Na partida de volta, o time devolveu o placar e se classificou nos pênaltis. Nas quartas de finais, enfrentou o Inter, venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e empatou em 1 a 1 no Beira-Rio.