Cidadania e caráter

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cidadania e caráter

2019 10 22_RODRIGO MARTINI coluna Martini_FOTO PRINCIPALNo domingo pela manhã eu mudei o roteiro das caminhadas matinais e passei defronte o belíssimo prédio do teatro e da biblioteca da Univates, instalado na bem cuidada Av. Avelino Tallini, no coração do bairro Universitário, em Lajeado. Ao passar pelas paradas de ônibus localizadas quase em frente àquela obra de arte da arquitetura nacional, a desilusão. Latas de cerveja, garrafas de whisky quebradas, bitucas de cigarro e muito lixo manchavam a beleza do nobre espaço. Um paradoxo difícil de compreender.
Não há cidadania alguma naquela paisagem que vem se tornando rotina a cada fim de semana. A sujeira causada por uma parte – uma parte, reforço – dos frequentadores noturnos e diurnos daquele espaço é de envergonhar qualquer cidade ou nação. É um desrespeito. Um relaxamento humano. É a ignorância em seu mais puro e linear sentido. Não tem explicação. É de causar desgosto em qualquer pessoa decente que preze pela harmonia necessária à vida em sociedade. É absolutamente vergonhoso!
O cheiro de urina abafava os aromas típicos da manhã silenciosa de primavera. E os restos de “trago”, misturados com cigarros e alimentos diversos, violavam o chão dos abrigos de ônibus, que na segunda-feira já receberia estudantes e moradores daquela região da principal cidade do Vale do Taquari. E como de costume, coube à Universidade do Vale do Taquari (Univates) limpar a sujeira deixada pelos ignorantes e malcriados. Uma injusta rotina para a renomada instituição de ensino.
É muita diversão e pouquíssima educação. Esse, infelizmente, vem sendo o reflexo dos finais de semana na Av. Avelino Tallini faz anos. O poder público já tentou intervir. Proibiu o estacionamento durante a noite e madrugada em alguns pontos, e a Brigada Militar (BM) volta e meia comparece para inibir o som alto. Mas é difícil crer que esteja nessas ações a solução para este estorvo crônico. De certa forma, é injusto com os bons frequentadores. O problema, a bem da verdade, é de caráter. E isso não se conserta da noite para o dia.


2019 10 22 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _foto morescoPT no poder

Nessa segunda-feira, tomou posse como prefeito interino de Encantado o atual presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Moresco (PT), conforme antecipado nessa coluna. Será a primeira vez do PT na principal cadeira do Poder Executivo naquele município. Ele assume no lugar do vice, Enoir Cardoso (PP), que havia assumido o posto de Adroaldo Conzatti (MDB), que está de férias e retorna na próxima segunda-feira.
O ato de posse contou com a presença de secretários, assessores e do deputado estadual Edegar Pretto (PT).


Ouvidoria

Em julho o governo de Teutônia lançou a Ouvidoria Geral, um canal direto com a comunidade, capaz de realizar o trabalho que muitos vereadores tomam para si. São reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações para melhor prestação de serviços públicos. Já chegaram 470 demandas. A maioria direcionada à Secretária de Obras. São 407 solicitações, 40 denúncias, 13 reclamações, sete sugestões e três elogios. O Bairro Canabarro é o que mais gerou demandas: 168. Em seguida vem o Languiru, com 67, o Centro Administrativo, com 64, Teutônia, com 55, e o Alesgut, com 52.


Convite

O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo anuncia possível novidade no grupo de trabalho. Recentemente, o gestor convidou o ex-oficial do Registro de Imóveis da cidade, Luis Egon Richter, para compor o atual governo.  Entre os assuntos a serem repassados a ele, a municipalização das ERS´s. Richter recebeu o título de Cidadão Lajeadense em 2018. Nascido em 1958, na localidade de Lajeado Inácio, em Santa Rosa, mudou-se para Lajeado em 1983. E em janeiro do ano passado foi transferido para o Cartório de Registros do Distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul.


Disputa interna no PP

Em Estrela haverá uma acirrada disputa dentro do PP, especificamente entre João Braun e Paulo Finck. Os dois querem ser candidato a prefeito em 2020. No próximo dia 24, ambos apresentam um plano de governo para correligionários. Já no dia 21 de novembro, por meio de voto secreto dos partidários, será escolhido o melhor. Conforme antecipado na semana passada, o Comandante César (MDB) sera o vice nesta chapa. Por parte do atual prefeito, Carlos Rafael Mallmann (MDB), o nome mais adequado para a sucessão é o de Paulo Finck, seu atual Secretário de Planejamento. No entanto, Braun deve ser aclamado dentro do PP.


Audiência

Prefeito de Teutônia e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Jonatan Brönstrup solicita audiência na Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa para, entre outros assuntos, seguir tratando da questão dos problemas verificados na telefonia do Vale do Taquari. Já a próxima reunião da Amvat ocorre no dia 29 de novembro, em Progresso.


Licitações serão “ao vivo”

Seguindo o exemplo de diversas cidades e estados Brasil afora, o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo garante: as licitações públicas serão transmitidas em tempo real por meio do site eletrônico do município. “Nós vamos fazer a transmissão das licitações. Estamos vendo a melhor alternativa para disponibilizar isto, algo que, inclusive, defendíamos em campanha.” Recentemente, ele vetou um projeto semelhante oriundo do Poder Legislativo. Segundo o chefe do Executivo, este PL “foi vetado por vício de origem”.

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais