Mais de 300 disputam  85 vagas de emprego

oportunidades

Mais de 300 disputam 85 vagas de emprego

Programa EmpregarRS mobilizou nessa sexta centenas de pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho

Mais de 300 disputam  85 vagas de emprego

A corrida por um emprego de carteira assinada fez muitas pessoas acordarem cedo na manhã dessa sexta-feira, 18. Em todo o Rio Grande do Sul, centenas de agências do FGTAS/Sine promoveram a quinta edição do EmpregarRS, uma iniciativa que busca aproximar trabalhadores e empresas.
No Vale do Taquari, 85 vagas foram disponibilizadas nas três agências participantes – Arroio do Meio, Lajeado e Teutônia – do evento. A maior parte das oportunidades de emprego contemplavam o setor de alimentos, que possui importância significativa para a economia regional.
Prevista para abrir entre novembro e dezembro, a primeira loja do McDonald’s na região abriu 53 vagas e gerou o interesse da maior parte dos candidatos que compareceram ao Sine de Lajeado. Lucineia Bittencourt, 40, se candidatou à vaga de gerente trainee. E diz ter se preparado para a entrevista.
“O importante é se manter bem calma e tranquila. Busquei tentar conhecer mais sobre a empresa e o que eles procuram”, salienta. Apesar de ter feito cursos de qualificação, como os técnicos em auxiliar administrativo e de marketing, Lucineia admite que, nos últimos meses, está com dificuldades de encontrar emprego.

Maior exigência

Há seis meses, Rafael Mantovani, 31, luta para se recolocar no mercado de trabalho. Estudante de Direito, precisou trancar a graduação restando apenas três semestres para concluir o curso. Por isso, ao ver a oportunidade do EmpregarRS, também se candidatou à vaga de gerente trainee.
“Está sendo bem difícil nesses últimos meses. Não sei se é a questão do mercado de trabalho ou é problema comigo. As empresas exigem cada vez mais, comenta Mantovani, que trabalhou na área de comunicação e vendas e diz ter naturalidade para lidar com entrevistas. “Procuro sempre chegar bastante cedo também”, completa.

Expectativas superadas

As três agências do Sine na região que participaram do EmpregarRS, somadas, tiveram cerca de 300 candidatos às vagas disponibilizadas. Em Arroio do Meio, 100 pessoas foram atendidas. “As empresas atingiram a sua meta. E conseguimos encaminhar mais pessoas para outras vagas abertas”, comenta o coordenador da agência, Lairton Heineck.
A avaliação também foi positiva em Lajeado, conforme a coordenadora Jéssica Krämer. “O evento foi muito bom. Tivemos um grande número de trabalhadores participando das entrevistas. Agora só esperar o retorno das empresas quanto ao número de pessoas contratadas”, ressalta.

Entrevista

“Entrevista não é momento de venda de produto enganoso”

Diretora do Senac Lajeado, Etiene Azambuja palestrou para candidatos às vagas disponibilizadas pelo EmpregarRS. Ela deu dicas sobre como se portar em uma entrevista.
A Hora: Como o candidato deve se preparar para encarar uma entrevista de emprego?
Etiene: É natural que muitos fiquem nervosos. Um dos pontos mais difíceis é falar sobre si mesmo. Por isso, é necessário ter segurança de se conhecer e ver no que poderá contribuir. Quando o entrevistador faz perguntas do tipo “o que você precisa melhorar?”, é preciso ser sincero. Entrevista não é momento de venda de produto enganoso.
AH: Os empregadores estão mais exigentes?
Etiene: As empresas aumentam os critérios porque qualifica e agrega valor. Conhecer a si mesmo, querer aprender e ter iniciativa são características que não existe milagre e as empresas estão em busca disso. Por vezes, os candidatos estão focados na própria necessidade. É preciso esquecer um pouco disso e entender qual a necessidade da empresa. Será que ele consegue suprir isso? Essa é a venda que ele tem de fazer na hora de entrevista.

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais