A vez dos liofilizados

Gatrô

A vez dos liofilizados

Todos os dias, a farmacêutica Gabriela da Silva Sant’Anna, 35, prepara suas refeições com alimentos liofilizados. Ela costuma consumir principalmente frutas como a ameixa, banana e o damasco. O hábito, apesar de antigo para ela, virou rotina faz apenas seis…

A vez dos liofilizados

Todos os dias, a farmacêutica Gabriela da Silva Sant’Anna, 35, prepara suas refeições com alimentos liofilizados. Ela costuma consumir principalmente frutas como a ameixa, banana e o damasco. O hábito, apesar de antigo para ela, virou rotina faz apenas seis meses.
A lajeadense pratica corrida três vezes na semana e musculação para fortalecimento. Ela explica que na corrida é importante controlar o peso para garantir maior velocidade e evitar lesões. Os alimentos liofilizados a ajudaram nesse controle.
“Gosto muito de doces e eles me auxiliam a controlar exatamente isso. Utilizo principalmente como lanches entre as refeições e como pré-treino. Eles são ótimos para levar na bolsa para qualquer lugar pois não precisam ser refrigerados”, destaca Gabriela.

Gastro_05Por que consumir?

Conforme explica a nutricionista esportiva Bianca Schauren, esses alimentos passam por processos de congelamento e sublimação, diferente da desidratação, que ocorre por meio da evaporação.
No congelamento, a água contida no alimento é transformada em gelo e, em seguida, ele é levado a uma câmara fechada no qual todo o oxigênio é retirado, o que permite com que a água congelada passe diretamente do estado sólido para o gasoso.
As frutas (maçã, morango, banana, abacaxi, kiwi), legumes (abóbora, abobrinha, berinjela), tubérculos (batata) e as raízes (beterraba, cenoura, mandioca) são frequentemente utilizados por esportistas e atletas em provas de aventura ou longa duração com objetivo de potencializar a performance antes, durante ou depois da prática esportiva.
“Isso acontece pela alta concentração de nutrientes, principalmente de energia, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais contidos nesses alimentos, além da facilidade de acesso e consumo nas provas”.

Gastro_05.jpg 2Para o dia a dia

Estes alimentos devem ser consumidos de acordo com a idade, gênero, estado nutricional e gasto de energia de cada um. No entanto, recomenda-se ingerir pelo menos cinco diferentes tipos de frutas e vegetais ao dia.
“As frutas liofilizadas tornam-se uma ótima combinação junto com fontes de proteína como iogurte, aveia ou juntamente com oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas”, ressalta a nutricionista. Alguns temperos também são produzidos com a técnica.
Esses alimentos são encontrados nas lojas de produtos naturais e são fáceis de preparar. Na embalagem de cada produto há um passo a passo mas, no geral, é necessário apenas acrescentar água quente e aguardar cerca de cinco minutos.

Acompanhe
nossas
redes sociais