O Vale do Taquari aos poucos vai despertando para o potencial turístico da região. E a principal cidade não quer ficar para trás. Na quarta-feira, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Lajeado realizou outro encontro para debater sobre as principais carências do setor. A conversa foi realizada no Parque Histórico e apontou, entre outras demandas, a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura do município em diversos aspectos e setores distintos.
Entre as melhorias sugeridas pelo grupo estão pontos ligados ao transporte público. Os representantes do conselho cobram uma melhor infraestrutura da rodoviária local, bem como investimentos nas paradas de ônibus, hoje carentes de conservação, reparos e propriamente limpeza básica.
O mesmo vale para as vias públicas e rodovias de acesso ao município. Tudo para melhor apresentar a cidade aos turistas. Os pedidos por limpeza não param por aí. O grupo cobra ainda a manutenção e conservação dos trevos de acesso à Lajeado, e das praças e áreas verdes. A necessidade de melhorar a iluminação dos parques públicos também consta em um documento preparado pelo conselho, e que deverá ser encaminhado em breve ao Gabinete do Prefeito.
Esse documento – ou dossiê – possui exatas 20 solicitações. Além dessas já citadas, constam pedidos por reestruturação de calçadas; manutenção do Patrimônio Histórico; conservação e investimentos em ciclovias; sinalização de roteiros e novas placas informativas; fiscalização de boas práticas e segurança em serviços de alimentação; campanhas para reforçar a cidadania; incentivos para criação de hortas urbanas; e valorização do Rio Taquari.
O objetivo é claro. O Comtur busca qualificar a hospitalidade e as boas práticas necessárias para o bom atendimento ao turista e a população em geral, para despertar a sociedade lajeadense e os respectivos gestores e vereadores sobre a importância do turismo como negócio impulsionador do desenvolvimento econômico sustentável e do bem-estar de todos. Aos poucos, as coisas estão acontecendo. Eu boto fé!
Monumento
No próximo sábado, às 18h, será inaugurado o Monumento aos Imigrantes na cidade de Imigrante. O ponto escolhido fica em frente à Igreja Martin Luther, na comunidade Seca Baixa. Segundo o prefeito municipal, Celso Kaplan (PP), a obra serve para “valorizar a história e a cultura da comunidade, e foi construído para homenagear a chegada dos primeiros colonizadores no município”.
Contas apertadas
Recente estudo do TCE apontou diversos municípios cujas receitas tributárias próprias são insuficientes para custear os Legislativos. São 54 cidades com população média de 2,7 mil habitantes. Entre essas, só uma do Vale do Taquari: Tabaí. Mas isso não significa que as demais Câmaras de Vereadores são econômicas. Seguimos alerta!
Parque na orla do Taquari
O vereador Sérgio Kniphoff (PT) protocolou um projeto de lei individual para homenagear Ney Arruda – morto em 2017 – com o nome do novo parque junto à orla do Rio Taquari. Já o professor e historiador, José Alfredo Schierholt, pressiona por uma homenagem a Antônio Fialho de Vargas (FOTO), nome do fundador de Lajeado. Enquanto isso, o Conselho de Cultura e o Comitê do Centro Histórico sugerem um concurso popular para a denominação da área de lazer.
Onde estavam?
Em tempo, não havia um só prefeito do Vale do Taquari na audiência pública do Ibama sobre a concessão da BR-386, realizada na quinta-feira, dia 10, em Lajeado. São 11 cidades da região “atingidas” pela concessão: Paverama, Taquari, Estrela, Fazenda Vilanova, Marques de Souza, Travesseiro, Forquetinha, Pouso Novo, Bom Retiro do Sul e Tabaí. Por outro lado, vale destacar a presença dos vereadores lajeadenses Neca Dalmoro (PDT) e Ildo Salvi (REDE), e dos representantes do MP local, Codevat, Acil, Observatório Social e Aldeia Caingangue.
DEM em Lajeado
Chefe da Defesa Civil durante a gestão do ex-prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt (PT), Gilberto Schmidt quer ser o candidato a prefeito pelo DEM em 2020. Basta saber quem será o vice. O partido dos Democratas passou por uma intensa reformulação nos últimos meses, inclusive com troca recente de presidente municipal. Com nomes fortes na política nacional, a sigla deve receber apoio suficiente para incomodar os favoritos no pleito do ano que vem.
Clima natalino
Os vereadores de Arroio do Meio aprovaram projeto que autoriza o governo a custear a programação, decoração e iluminação natalina em até R$ 120 mil. Já em Estrela, a administração tenta emplacar o natal da cidade junto ao Calendário de Eventos do RS. Para tal, conta com apoio do deputado estadual, Dirceu Franciscon (PTB). Quem intermediou esse debate foi o Secretário de Saúde, Elmar Schneider (PTB). E há quem diga que isso o aproximou da primeira-dama, Carine Schwingel, que teria inclusive anunciado apoio à candidatura dele para prefeito em 2020. Porém, em Estrela tudo é uma grande incógnita!
Pão Encantado
Na quarta-feira foi comemorado o Dia Mundial do Pão e da Alimentação. Para celebrar a data, foi realizada uma oficina do projeto “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho”. O evento ocorreu no Complexo Arquitetônico Museu do Pão, em Ilópolis. Lá, as nutricionistas do Executivo de Encantado apresentaram o “Pão Encantado”, alimento criado a partir de um concurso entre as merendeiras do município, e feito com banha, carne moída suína, bacon, queijo, tomate, cenoura, cebola, pimentão, alho, açafrão, orégano e tempero verde.
RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br