Trocada de lugar no começo do ano pelo governo municipal, a parada de ônibus do Parque Professor Theobaldo Dick voltou a ser alvo de reclamações nas últimas semanas. A estrutura, hoje localizada no lado direito da rua João Abott, no sentido Centro/Florestal, causa incômodo nos usuários do transporte coletivo urbano.
Os transtornos ocorrem tanto em dias chuvosos quanto ensolarados. Para a faxineira Dolores Barbieri, 54, moradora do bairro Centenário, o maior problema ocorre quando o sol bate de frente nos usuários que esperam ônibus à tarde, em dias de forte calor. “A cobertura não protege nada. Era muito melhor quando a parada ficava do outro lado”, lamenta.
Em horários de maior demanda, inclusive, é comum a cena de pessoas utilizando o guarda-chuvas para se proteger do sol. “Com a chuva eu me viro, mas sei que é muito pior principalmente para as crianças. Quem tirou a parada de onde era, com certeza, é alguém que não pega ônibus”, critica Dolores.
Já a aposentada Marilene Bottega, 61, moradora do bairro Montanha, utiliza a parada diariamente ao voltar para casa. Ela espera providências do governo e diz que pretende organizar um abaixo-assinado com outros usuários.
“Estamos tristes, porque este local é muito ruim. Do outro lado era bem mais prático, e tinha faixa de segurança. Para os idosos, se tornou pior. Sem contar que os ônibus atrapalham o trânsito quando param”, critica.
Sem sombra
Como forma de se proteger do sol, usuários começaram a se abrigar no campo situado nos fundos da Polícia Civil. Em horários de pico, cerca de 15 a 20 pessoas chegavam a se aglomerar em busca de uma sombra. “Só que o portão que dava acesso ao campo agora está fechado”, comenta Marilene.
Mudança provisória
A cobertura que ficava junto ao Parque dos Dick foi colocada do outro lado da rua João Abott, Na época, o governo municipal alegou que a troca ocorreu para dar maior segurança ao pedestre e aos usuários do transporte coletivo.
Entretanto, a mudança é temporária. Para isso, deve ser feita uma reforma do antigo abrigo. “O ponto atual não ficou bom e o prefeito quer corrigir. Estamos com um projeto pronto que vai para licitação. Será uma parada diferente, tipo um container”, adianta o coordenador de projetos do governo, Isidoro Fornari Neto.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br