Profissão do futuro

Conteúdo Patrocinado

Profissão do futuro

Apresentado por Sistema Fecomércio Senac | Produzido por Estúdio A Hora Profissão que cresce no país, o cuidador de idosos é uma das atividades que ganha espaço com o envelhecimento da população brasileira. De acordo com os dados do Instituto…

Profissão do futuro

Apresentado por Sistema Fecomércio Senac | Produzido por Estúdio A Hora

Profissão que cresce no país, o cuidador de idosos é uma das atividades que ganha espaço com o envelhecimento da população brasileira. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 a população de idosos no Brasil irá dobrar, totalizando 21,8% da sociedade. Tal crescimento gera oportunidades para quem deseja ser responsável pela assistência e qualidade de vida da terceira idade.

Com a rotina corrida das famílias e o aumento da expectativa de vida, o cuidador de idosos passou a ser fundamental para garantir o bem-estar dos mais velhos. É normal que, com o envelhecimento, haja redução da mobilidade, maior risco de doenças crônicas e perda de visão. Com isso, cabe ao cuidador identificar as necessidades de cada pessoa e garantir os cuidados básicos.

Além dos conhecimentos relacionados a saúde e ao cuidado é fundamental a quem deseja atuar nesta área gostar de pessoas, ter proatividade e disposição”, explica a gestora do Senac Lajeado, Etiene Leandro Azambuja. Segundo Etiene, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) afirma que é função do cuidador “zelar pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.

O profissional pode trabalhar tanto a domicílio, como em instituições cuidadoras ou ONGs. “Importante destacar também a possibilidade de atuar como acompanhante durante períodos de internação hospitalar”, salienta a gestora. A função pode ser exercida durante o dia, noite, ou mesmo nos dois turnos.

Exigências do mercado

Para exercer a profissão, paciência e agilidade são requisitos básicos. Em termos de qualificação, há diversos cursos que capacitam os cuidadores a identificar possíveis riscos à segurança, os principais sinais das doenças comuns a terceira idade e como realizar os primeiros socorros.

No Senac Lajeado, o curso de Cuidador de Idoso desenvolve conhecimentos relacionados à saúde, ao processo de envelhecimento e como garantir qualidade de vida dos idosos. Para participar é necessário ter 18 anos e ensino fundamental completo. Mais informações pelo telefone (51) 3748-4644 ou diretamente na unidade, localizada na avenida Senador Alberto Pasqualini – 421, no bairro Americano.

Jéssica R. Mallmann – jessica@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais