Outubro Rosa: Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer de mama

Conteúdo Patrocinado

Outubro Rosa: Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer de mama

Apresentado por Água da Pedra   O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. É a principal causa de morte em mulheres acometidas por…

Outubro Rosa: Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer de mama

Apresentado por Água da Pedra
 
O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. É a principal causa de morte em mulheres acometidas por tumores malignos no Mundo. Corresponde a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano, no Brasil esse percentual é de 29%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
A neoplasia maligna de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.
O câncer de mama não tem somente uma causa, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro a cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, fatores da história reprodutiva e fatores genéticos.
Entre os fatores ambientais e comportamentais, devemos destacar a obesidade e o sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e exposição frequente a radiações ionizantes. O tabagismo é um fator que vem sendo estudado ao longo dos anos, com resultados contraditórios. Atualmente, há alguma evidência de que ele aumenta o risco desse tipo de câncer. Desse modo, é importante não fumar e evitar o tabagismo passivo.
Entre os fatores da história reprodutiva aumenta o risco ter tido a primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais, reposição hormonal após a menopausa, principalmente por mais de 5 anos.
O câncer de mama de caráter genético corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Entre os fatores genéticos que estão associados ao aumento do risco estão história familiar de câncer de ovário e mama na família, principalmente antes dos 50 anos, história de câncer de mama em homens, alteração genética especialmente BRCA1 e BRCA2.
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a modificação do estilo de vida, como praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar, evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
Ao abordar esse tema gostaria que as pessoas refletissem sobre o estilo de vida, e o que pode ser mudado nos seus hábitos buscando a prevenção. É importante realizar as consultas de rotina com o seu médico para fazer o exame físico e os exames de imagem necessários conforme cada paciente visando o diagnóstico precoce nos casos em que a prevenção não foi possível.
Vivemos em mundo acelerado, em que temos pouco tempo e muitas vezes não priorizamos coisas importantes como a alimentação saudável e atividade física. A busca incessante pela beleza também tem colocado em risco a saúde de muitas mulheres que usam hormônios para definição muscular ou como terapia antienvelhecimento.
A saúde deve sempre ser prioridade, antes de realizar qualquer tratamento hormonal, discuta com seu médico sobre os riscos e realize as consultas médicas e exames regularmente.
Comece agora a introduzir na sua vida hábitos saudáveis e evitar aquilo que possa aumentar o risco tanto de câncer como de outras doenças.
Você deve ser a sua prioridade.

Dra. Julia de Barros Machado – CREMERS: 28.830

Ginecologista e Obstetra – Mestre e Doutora em Medicina e Ciências da Saúde

Acompanhe
nossas
redes sociais