Com abaixo-assinado, moradores rechaçam asfalto

Mapa da Cidade

Com abaixo-assinado, moradores rechaçam asfalto

Capeamento de toda a extensão da rua está previsto no Programa Avançar Cidades. Entre as preocupações, está o excesso de velocidade

Com abaixo-assinado, moradores rechaçam asfalto

Para muitas comunidades, asfalto é sinônimo de progresso e desenvolvimento. Mas nem sempre a pavimentação de ruas é unanimidade entre moradores. Em Lajeado, por exemplo, essa situação se aplica na rua José Schmatz, no bairro Moinhos, que será contemplada com recursos do Programa Avançar Cidades, do governo federal.
Um abaixo-assinado foi feito ainda no ano passado por moradores que são contra o capeamento asfáltico da rua. A mobilização foi liderada pela aposentada Vera Susana Neitzke, 55, que reside há quatro décadas no local. Para ela, não há necessidade da colocação de asfalto naquele trecho.
“Nós já protocolamos o abaixo-assinado na prefeitura. Das três quadras a partir da Carlos Spohr Filho, ninguém quer, a não ser um vizinho. A maioria reside há mais de dez anos aqui. Por que não pegam esse dinheiro e aplicam em outra rua?”, questiona a moradora.
MAPA_05Até o momento, Vera e os demais moradores não tiveram retorno do governo. “Estamos esperando para ver o que dizem. Recentemente, nossa quadra foi toda arrumada com um paralelepípedo novo”, lembra.

Calor, velocidade e tubulações

Um dos motivos apontados para a vizinhança recusar a obra é o aquecimento, já que o asfalto, por ser escuro, absorve mais a luz do sol e aumenta a sensação de calor.
Também apontam a velocidade com que os carros irão cruzar o trecho se a rua for asfaltada. “As pessoas vão correr bem mais, e vai se tornar perigoso”, alerta o aposentado Irani Ribeiro, que mora na rua há 45 anos.
“Com o asfalto, a sujeira e a água não serão escoados, indo para dentro das casas e pátios”, comenta Irani. Segundo ele, a tubulação também preocupa, pois será de difícil manutenção. “Na 7 de Setembro, volta e meia eles precisam abrir o asfalto para arrumar”, salienta.

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais