Hoje ocorre a quarta edição do Seminário Técnico e Científico do Programa Vida + Viva Sem Álcool (-18 anos) com o tema “Diálogos necessários e urgentes!”. O evento inicia às 18h, no auditório do prédio 7, da Univates. As inscrições são gratuitas.
O seminário antecede o 5º Concurso Cultural, cujos trabalhos desenvolvidos por escolas e entidades da região serão apresentados e premiados amanhã, quinta-feira.
“É uma atividade mais voltada para o público adulto, como pais, professores e formadores de opinião. As pessoas estão interessadas em saber mais sobre o nosso projeto e do que ele trata”, afirma o promotor de Justiça Neidemar Fachinetto, coordenador do programa.
O seminário contará com a palestra “Prevenção ao consumo de álcool na infância e adolescência: aconselhamento à família e sociedade”, ministrada pelo doutor em pediatria, João Paulo Becker Lotufo. Também participam do debate os psiquiatras Vitor Blazius, representante do Pacto pela Paz, e Daniela Graef, da Unimed VTRP. A mediação fica a cargo do promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach.
Concurso cultural
Amanhã, 23 escolas e entidades da região apresentam seus trabalhos no Concurso Cultural. Os projetos estão divididos em quatro áreas: dança, música, vídeo e teatro e, em cada um, serão premiados os três primeiros colocados.
“Foram 28 trabalhos homologados. Eles serão avaliados por uma comissão julgadora, que vão dar nota para os trabalhos. Também teremos lanches, música e brindes. Será um evento bem marcante”, comenta Fachinetto. Cada projeto recebeu uma ajuda de custo de R$ 300.
Dados preocupantes
Um estudo do programa Vida+Viva sem Álcool, divulgado em abril pelo Ministério Público, aponta para um consumo cada vez mais precoce de álcool e drogas por parte de menores de idade. Segundo o diagnóstico, 75% dos menores consultados tiveram contato com as substâncias entre 2017 e 2018. Esse percentual, em 2012, era de 63%.