Apresentado por CBM | Produzido por Estúdio A Hora
O projeto elétrico é um dos mais importantes nas construções civis. A elaboração do sistema exige atenção e conhecimento técnico, pois é preciso garantir o funcionamento correto dos aparelhos e evitar a sobrecarga de energia. Não atentar a pequenos detalhes durante a instalação elétrica pode colocar em risco residências e estabelecimentos. Por isso, ter um profissional especializado para realizar as instalações é fundamental.
Responsável por vistoriar as redes de energia, instalar e realizar manutenções corretivas e preventivas, o eletricista é o profissional habilitado para fazer as alterações do sistema elétrico. Além de manter o bom funcionamento da rede em residências, empresas e indústrias, ele garante a segurança das pessoas e reduz casos de curtos e incêndios.
Há 19 anos no mercado, Marcelo José Dick conta que ainda hoje é comum encontrar instalações precárias e antigas. “Isso representa um risco para as pessoas. Antigamente, fios condutores simples e uma tomada já eram suficientes”. Com o advento da tecnologia, em que muitos equipamentos estão ligados ao mesmo tempo, Dick explica que é preciso redes mais fortes para suportar a demanda dos eletroeletrônicos e ares-condicionados.
Dick começou ainda jovem na profissão. “Quando iniciei era mecânico e eletricista. Com o tempo a elétrica chamou minha atenção e acabei optando por seguir a área”, conta. O eletricista observa que, ao longo dos anos, tanto as técnicas como a qualidade dos materiais evoluíram. Por isso, salienta a importância do profissional em todos os processos.
O barato que sai caro
Quando o assunto é elétrica, qualidade e segurança estão em primeiro lugar. Instalar um chuveiro ou ventilador de teto são tarefas básicas, mas sem a ajuda de um eletricista pode ocasionar grandes prejuízos. “Uma emenda mal feita ou o uso de um fio fino pode gerar um incêndio”, explica o eletricista. “Essa história de que para morar sozinho é preciso saber instalar um chuveiro, não é bem assim que funciona”.
Para realizar uma instalação correta e segura é preciso seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As normas técnicas (NBR) visam a realização do trabalho com base nas regras mínimas, que priorizam a segurança e qualidade do produto ou serviço. Com isso, a NBR regulamenta a correta instalação e evita acidentes.
Outro ponto importante nas instalações elétricas é atentar a qualidade dos materiais utilizados. A CBM possui produtos certificados pelo Inmetro e em conformidade com as normas da ABNT. “Ter a segurança de uma boa instalação evita estresses desnecessários”, afirma Dick.
Jéssica R. Mallmann – jessica@jornalahora.inf.br