Vendas animam o comércio na reta final

DIA DAS CRIANÇAS

Vendas animam o comércio na reta final

Entidades projetam crescimento de 4 % a 6% nas vendas em uma das datas preferidas pelos lojistas

Vendas animam o comércio na reta final

Brinquedos de sucesso no passado retornam em versões modernas e ganham a simpatia das crianças. Essas tendências de mercado devem ajudar a ampliar as vendas para o Dia das Crianças em 6%, conforme prevê a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Pesquisa realizada pela entidade mostra otimismo dos lojistas. Expectativa é que o fluxo de pessoas aumente até 10% até este sábado, dia 12. Inflação controlada, aumento do poder de compra das famílias e maior volume de crédito também auxiliam para crescimento das compras, acredita a Abrasce.
Brinquedos são os presentes preferidos de 92% dos consumidores. Lista segue com vestuário (54%) e calçados (38%). Entre as opções de lazer e entretenimento, destaque para o cinema com 81% de procura pelo público.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que as vendas deverão evoluir 4,4% em relação a 2018, sendo o terceiro ano consecutivo de alta real.
O estudo da CNC indica que os presentes mais procurados serão brinquedos e eletroeletrônicos, alta de 8,2% em relação ao ano passado. A lista segue com vestuário e calçados, com previsão de 4,5% de aumento, e produtos adquiridos em hiper e supermercados, de 3,5%.

Aumento de  4% no estado

Em setembro, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) apontou alta real entre 3,5% e 4% nas vendas para este ano. A estimativa considera fatores como a liberação de saques do FGTS, preços dos brinquedos que sobem abaixo da inflação e a intenção de consumo maior.
Subgerente de uma loja de brinquedos em Lajeado, Betina Luisa Kronbauer destaca que o movimento está semelhante ao de 2018. Entretanto expectativa é que as pessoas ainda realizem a compra no feriado deste sábado.
“Muitas pessoas deixam para a última hora. Vamos fazer um horário especial no sábado para atender esse público”, comenta. O
Dia das Crianças é a terceira data mais importante do calendário do varejo nacional, depois do Natal e Dias das Mães. A data deve movimentar R$ 7,8 bilhões em todo o país.

FÁBIO KUHN  – fabiokuhn@hotmail.com

Acompanhe
nossas
redes sociais