A paixão por séries fez a assistente de marketing Isabella Feldens Queiroz, 21, criar o perfil @a.maratonista. Com mais de 2 mil seguidores no Instagram, compartilha dicas, notícias e curiosidades sobre as mais diversas séries. Em seu catálogo, já assistiu mais de 240 produções, somando em torno de 11,5 mil episódios.
• Como surgiu o perfil @a.maratonista?
Sempre fui viciada em séries. É o que me salva de qualquer momento ruim. Queria ter um lugar para conversar sobre. Um lugar onde eu pudesse aproveitar ainda mais desse mundinho, com pessoas que também curtissem. Imaginei que seria algo mais para os meus amigos e conhecidos. Mas o pessoal foi curtindo e ganhei muitos seguidores em questão de poucos meses. Claro que isso motiva, mas o meu objetivo não é chegar a tantos mil seguidores. O sucesso no Maratonista, para mim, é quando alguém me diz que assistiu tal série por causa da minha indicação, ou então compartilha com os amigos dizendo que sempre acompanha as dicas, ou até me manda uma mensagem sugerindo séries.
• Tem uma série favorita?
Essa é a pergunta mais difícil. Eu tenho pelo menos umas dez favoritas, e chego a ter pena de uma quando escolho a outra. Mas se eu tivesse que dizer uma em especial, com certeza seria Friends. Já assisti todas as temporadas mais de cinco vezes.
• Qual a importância das séries para a cultura atualmente?
As séries servem para nos entreter e descontrair. Mas, ao mesmo tempo, elas são usadas para nos dar uma visão da sociedade que muitas vezes estamos imersos demais para enxergar. Por mais que acreditamos que muitas são ficção científica, ou então uma realidade maquiada ou exagerada, essa é apenas a forma que encontraram de chamar a nossa atenção. Quando penso em séries que tentam nos passar mensagens de alerta sobre a nossa sociedade, me surgem vários títulos na cabeça, mas a que se destaca é The Handmaid’s Tale. Indico muito que assistam e reflitam se aquele “futuro utópico” que eles apresentam não está muito mais próximo da nossa realidade do que imaginamos.
• O que elas te proporcionam além de entretenimento?
Foi através das séries que eu aprendi inglês. Hoje sou fluente, o que me abriu muitas portas na vida. As séries são ótimas ferramentas para aprender o idioma. Minha dica é começar com séries que tenham diálogos fáceis, como Friends ou How I Met Your Mother, onde você vai aprender frases do dia a dia. Eu assistia em inglês com legenda em português. Depois, fui pegando algumas mais fáceis e assisti inglês com legenda em inglês. Até que eu não precisava mais de legenda alguma.
Caetano Pretto – caetano@jornalahora.inf.br