“Contamos com a colaboração dos pais para enfrentar o problema”, enfatiza secretária

Lajeado

“Contamos com a colaboração dos pais para enfrentar o problema”, enfatiza secretária

Falta de abastecimento de água afeta expediente nas escolas de Lajeado. Governo forneceu galões de água para alimentação

“Contamos com a colaboração dos pais para enfrentar o problema”, enfatiza secretária
Lajeado

A falta de água em pelo menos seis bairros de Lajeado impacta a rotina das escolas do município. De imediato, a Secretaria de Educação forneceu às escolas galões de água, nesta manhã, para suprir as necessidades básicas de alimentação. A nutricionista da Secretaria da Educação adaptou o cardápio das escolas com substituições necessárias mantendo a quantidade e qualidade de nutrientes mesmo com a redução da água.
Conforme a secretária de Educação, Vera Plein, algumas escolas já encerraram o expediente de ontem com falta de água. Naquele momento, as equipes diretivas não sabiam a proporção do problema enfrentado pela Corsan. “Não nos preocupamos com a situação, pois renovamos os reservatórios das escolas. E quando há falta de abastecimento momentâneo, não costumávamos enfrentar problemas”, completa.
As Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) Entre Amiguinhos, no São Cristóvão, Cantinho Infantil, no Alto do Parque, Cantinho da Alegria, no Universitário, e a Espaço Criança, no Florestal, decretaram situação crítica pela falta de água. Os pais já foram notificados para retirar as crianças das escolas.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Campestre, no bairro Campestre, Emef Porto Novo, em Carneiros, Emef Universitário e Vitus André Mörchbächer, no Universitário, e a Emef Santo André passam pela mesma situação que as escolas infantis.
A preocupação da secretaria é com a higiene pessoal. “Não podemos controlar o uso dos sanitários e higiene das mãos”, explica Vera.
As escolas permanecem abertas com as equipes diretivas, professores e demais funcionários para atender as crianças que permanecem nos colégios.
A recomendação é que os pais se mantenham atualizados com a situação do reabastecimento de água. Caso a situação seja normalizada até a próxima madrugada, conforme previsto, as escolas voltam a funcionar normalmente, esclarece Vera. “Queremos evitar que as crianças fiquem fora dos educandários. Contamos com a colaboração dos pais para enfrentar o problema”, enfatiza.

LAURA MALLMANN – laura@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais