O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) é um dos principais indicadores para mensurar a qualidade de vida e dos serviços básicos nos municípios do Rio Grande do Sul. Divulgados nesta semana, os dados referentes a 2016 colocam o Vale do Taquari na quinta colocação entre as regiões gaúchas nas área de Saúde, Educação e Renda.
Desde o início da série histórica do levantamento em 2007, que sempre traz uma análise retrospectiva de cerca de dois e meio em relação à data de divulgação, o Vale figura entre as melhores entre 28 regiões. O auge foi em 2014, quando a região alcançou a melhor nota (0,799), em meio a um dos melhores momentos da economia brasileira.
No ano seguinte, porém, inicia um processo de diminuição dos índices, influenciados novamente pelo cenário nacional, com o agravamento da recessão econômica. Importante ressaltar que, apesar das oscilações, em relação às demais, a região nunca ficou abaixo do sexto lugar.
Outro aspecto que precisa ser considerado na interpretação dos dados é que a agricultura familiar, baseada na pequenas propriedades rurais que vivem, muitas vezes, de receita informal não entram na avaliação.
Nos índices expostos nesta semana, seis cidades do Vale apresentaram resultado considera “alto desenvolvimento” (acima de 0.800). São elas: Nova Bréscia (16º lugar no RS), Teutônia (46º), Lajeado (48º) , Doutor Ricardo (66º), Arroio do Meio (67º) e Imigrante (70º). Apenas 74 cidades gaúchas alcançaram esse patamar.
Se por um lado a região demonstra recuperação importante em relação a 2015; por outro, o Vale perdeu posições para outras áreas do território gaúcho, pois já esteve na terceira colocação e agora está em quinto. A Serra, o Noroeste Colonial, o Norte e o Alto Jacuí apresentam melhores resultados na pesquisa mais recente.
O Idese é um estudo riquíssimo para auxiliar na orientação das políticas públicas. Os dados revelam que a Saúde regional está entre as melhores do estado (3ª posição), o que deve ser preservado, visto que consiste em uma das áreas mais sensíveis para a sociedade. No entanto, o quesito Renda ficou abaixo da média estadual e demonstra que o Vale ainda apresenta contrastes significativos, que precisam ser enfrentados.
Editorial
Entre as melhores do RS
O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) é um dos principais indicadores para mensurar a qualidade de vida e dos serviços básicos nos municípios do Rio Grande do Sul. Divulgados nesta semana, os dados referentes a 2016 colocam o Vale do…