A Construmóbil recebe hoje o painel “A força da Inovação para cidades inteligentes”. Organizado pelo Grupo A Hora, o debate será um momento para pensar caminhos e soluções criativas frente a urbanização e novas necessidades da sociedade.
Após anos longe dos olhos da sociedade, a organização urbana retorna ao espectro social. O planejamento é uma ferramenta fundamental para uma gestão eficiente, indiferente do segmento. Na vida profissional, pessoal, nas empresas e setores públicos. Com uma estratégia clara de onde se planeja chegar, é possível canalizar os esforços para o cumprimento dessas metas.
O evento traz um análise macro sobre a evolução das cidades, mas também conversa com os movimentos em curso na maior cidade da região. Com o Pro_Move, se une diversos segmentos da sociedade para a busca de soluções e de oportunidades. No campo organizacional e de gestão pública, um novo Plano Diretor está em curso.
Esses avanços indicam uma tendência. De que os setores organizados da sociedade, as instituições de ensino, profissionais, especialistas e agentes públicos, se movimentam para criar um ambiente propício de desenvolvimento ordenado, sustentável e propício para a inovação.
Por outro lado, em especial na ordenação urbana, houve muita demora para estabelecer quais mudanças precisam ser feitas . Por muito tempo, foram feitos ajustes pontuais, baseados em interesses específicos e com pouca transparência.
A cidade cresceu, progrediu em termos de habitantes e de importância econômica. Esse desenvolvimento impacta sobre o cotidiano. A falta de saneamento básico, os gargalos da mobilidade urbana e o descompasso entre sustentabilidade e desenvolvimento são algumas falhas típicas da falta de um plano de longo prazo.
As dificuldades enfrentadas por Lajeado são muito similares a outras cidades de médio e grande porte, pois a pouca preocupação em planejar é uma característica brasileira. Importante que cidades menores implantem modelos sustentáveis desde agora.
O relógio não para e por vezes o tempo atropela quem não se organiza. O mesmo vale aos municípios. A diferença de uma cidade preparada para os dias que virão e aquela que apenas tenta corrigir quando o problema está posto está na amplitude da visão sobre como deve ser o futuro.
Editorial
O desafio de preparar a cidade ao futuro
A Construmóbil recebe hoje o painel “A força da Inovação para cidades inteligentes”. Organizado pelo Grupo A Hora, o debate será um momento para pensar caminhos e soluções criativas frente a urbanização e novas necessidades da sociedade. Após anos longe…