Após mais de 30 anos, prefeitura receberá primeira grande reforma

prédio histórico

Após mais de 30 anos, prefeitura receberá primeira grande reforma

Obra de R$ 1,2 milhão necessita de aval do IPHAE. Objetivo do governo é valorizar o Centro Histórico

Após mais de 30 anos, prefeitura receberá primeira grande reforma

A administração municipal apresentou ontem, 2, fotos e detalhes do projeto de reforma da prefeitura. Construído faz mais de três décadas, o prédio localizado na Rua Coronel Julio May nunca passou por uma renovação completa.
Segundo o prefeito Marcelo Caumo, ideia é realizar a reforma em duas etapas. Na primeira delas serão feitas melhorias na área externa com construção de novos elementos para a fachada, substituição dos brises já desgastados e instalação de um terraço.
Também está prevista nesta etapa a ampliação do terceiro pavimento, que atualmente ocupa metade do corpo do prédio. Com o aumento na área física, seria possível trazer à sede administrativa outros órgãos públicos, centralizando as atividades em um mesmo prédio.
A segunda etapa prevê obras na parte interna do prédio. Objetivo é proporcionar um local mais adequado e moderno para os funcionários públicos atenderem a comunidade.
Caumo destaca que as melhorias na prefeitura servem como forma de desenvolver o Centro Histórico da cidade. Para o prefeito, a área mais antiga se desvalorizou com o tempo em função da falta de investimentos.
Responsável pela apresentação do projeto, o secretário de Planejamento, Rafael Zanatta reforçou o intuito de transformar a prefeitura no símbolo do desenvolvimento de Lajeado. “Quando o morador daqui quer mostrar que a cidade é desenvolvida vai até a Univates ou outro lugar. Queremos que a prefeitura seja este cartão-postal”, afirma.
A reforma da prefeitura segue as diretrizes do projeto de revitalização do Centro Histórico. Ganhou impulso com o lançamento do Pro_Move Lajeado, projeto que tem como intuito criar a Rota da Inovação com empresas da área da tecnologia instaladas na via que interliga o Centro Tecnológico da Univates ao Centro Histórico.
Durante a reunião, Zanatta relembrou outras projetos para o Centro Histórico como a construção de um parque multiuso na orla do Rio Taquari e abertura da Rua Capitão Leopoldo Heineck com ligação à BR-386.

Aprovado pelas entidades municipais

A apresentação do projeto contou com participação de membros do Conselho Municipal de Política Cultural e Comitê Gestor de Revitalização do Centro Histórico de Lajeado. Representante das duas entidades parabenizaram o governo pela proposta.
Presidente do comitê do centro histórico, André Jaeger, reforçou a importância de preservar o centro histórico e investir para que a área não fique abandonada. Para a presidente do conselho cultural, Ana Cecília Togni, o centro histórico necessita de “movimento” para continuar pujante.
Para seguir, o projeto necessita de aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). A arquiteta e urbanista Beatriz Favieiro Pellin de Molnar esteve presente na reunião e também elogiou a proposta da prefeitura. Novos documentos com a manifestação formal dos órgãos culturais serão encaminhados ao IPHAE para avaliação do projeto.
A obra está estimada em R$ 1,2 milhão, destaca Zanatta. Entretanto o valor pode diminuir com a licitação que deve ser feita antes mesmo do município garantir o aval do IPHAE. Inexiste data para início da obra.

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais