A saúde municipal dominou o debate ontem entre os vereadores durante a sessão da câmara. O ápice da discussão ocorreu quando Adi Cerutti (PSD) fez críticas à gestão do secretário Cláudio Klein, sugerindo até mesmo a sua demissão do cargo.
Cerutti considera Klein – que é médico – um “excelente profissional”, mas que não correspondeu às expectativas na função, e que o prefeito Marcelo Caumo precisa tomar uma atitude drástica.
“A secretaria merece um cara que trabalhe 20 horas por dia e não 20 horas por semana. Não vejo solução para o prefeito que não seja a demissão deste profissional e a contratação de alguém que tenha o tempo disponível e necessário para a pasta”, comentou.
Klein está no cargo desde março deste ano, quando substituiu Tovar Musskopf. Cerutti, que fez parte do governo Caumo até meados do ano passado, disse que esperava um bom trabalho dele, mas afirmou ter “se enganado completamente”.
Em sua defesa, o líder de governo na câmara, Mozart Lopes (PP) destacou os feitos do secretário durante o período em que está no cargo. “Em menos de seis meses ele cortou importante fita de reinauguração no bairro Campestre e semana passada reinauguramos o posto do Santo Antônio. Dou a ele todos os votos de credibilidade”, cita.
Transporte coletivo
A suspensão da licitação do transporte coletivo de Lajeado pegou muita gente de surpresa, já que foi publicada no Diário Oficial durante a tarde de ontem. Carlos Eduardo Ranzi (MDB) tocou no assunto em seu discurso.
“A licitação foi suspensa em virtude de uma determinação judicial. Mais uma. Quando a prefeitura faz licitação, dá problema. Quando não faz, é dispensa de licitação”, ironiza o vereador.
Essa foi a segunda vez em um mês que uma licitação do governo é suspensa pela Justiça. Em setembro, a contratação de serviços de limpeza e zeladoria também foi derrubada.
Homenagem
Antes da sessão, a câmara prestou uma homenagem à pequena Alice Reckziegel Santiago, de 7 anos. Ela conquistou recentemente o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, na categoria sub-8 feminino, disputado em São Paulo. O requerimento partiu do vereador Sérgio Kniphoff (PT).
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br