Tradicional esporte alemão se consolida no estado

Esporte

Tradicional esporte alemão se consolida no estado

Lajeado sediou a última etapa do Campeonato Gaúcho do Eisstocksport durante o fim de semana

Tradicional esporte alemão se consolida no estado

Tradicional na cultura alemã, o eisstocksport é acima de tudo um momento familiar e de prazer para quem o pratica. No último final de semana, Lajeado sediou a última etapa do 13º Campeonato Gaúcho.
O Centro de Cultura Alemã, localizado no Parque Histórico, é uma das cinco equipes filiadas à Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport. Além da cidade do Vale, o esporte ainda tem representantes em Santa Cruz do Sul e São Sebastião do Caí.
A referência da equipe lajeadense é Taís Rex. “O eisstock é um jogo muito familiar. Uma maneira de relaxar. Muitas vezes viemos treinar e acabamos mais nos divertindo do que realmente treinando”, diz.
A atleta começou a disputar o eisstock em 2017. Dois anos depois, é bi-campeã estadual e atual campeã da Copa América. “Comecei a praticar através de um grupo de amigas. Entrei para ver como era e fui jogando. Olhando para trás, nunca iria me imaginar conquistando tantos títuios”, comenta.
Rex considera o Mundial de 2018 como a maior realização que o eisstock proporcionou. “Fiz amigos da Bielorrússia, que é um mundo completamente à parte, onde mal conseguimos nos comunicar direito.”
Diretor de Eisstocksport do Centro de Cultura Alemã de Lajeado, Cristiano Rodrigo Schedler considera a equipe como uma família. “Muita gente vem por lazer, treina duas vezes por semana, se diverte.” A equipe feminina é mega competitiva, enquanto que a equipe masculina ainda busca maior projeção. “Estamos de braços abertos para todo mundo que quiser conhecer ou jogar o esporte. É só aparecer.”

Da Alemanha para o Brasil

Presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport, Sérgio Luiz Böhm acredita que o crescimento do esporte se dá ano a ano. Esta temporada o Campeonato Gaúcho teve o acréscimo de uma nova equipe, de São Sebastião do Caí. “Muitos jovens também aderiram ao eisstock, o que para nós é ótimo, pois eles são o nosso futuro”, comenta.
O Estadual, assim como o torneio da Oktoberfest que será disputado neste mês, são os preparativos para o grande desafio da equipe brasileira de eisstocksport: o Mundial, que será disputado no próximo ano, na Alemanha.
No Brasil o eisstocksport é jogado há apenas 15 anos, enquanto na Europa é disputado há séculos. Mesmo assim, o país tem se destacado nas últimas edições. Recentemente a equipe masculina ficou em quarto lugar dentre 26 países. “As competições oficiais são em pistas de gelo. Temos pouco tempo para se adaptar, e mesmo assim, temos mostrado muita competência. Hoje somos a quarta melhor equipe do mundo, o que para o Brasil é uma façanha”, comenta o presidente da federação.

CAETANO PRETTO – caetano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais