As atenções dos lutadores de jiu-jitsu e judô estarão voltadas para Lajeado. O Ginásio Municipal Professor Nelson Brancher, o “Claudião” recebe neste fim de semana, quase mil atletas das duas modalidades. No sábado ocorre uma etapa do Campeonato Estadual de Judô. Já no domingo, será a vez do Estadual de Jiu-Jitsu.
A partir das 9h de sábado iniciam as lutas de judô. São aguardados em torno de 500 atletas, de 6 a 45 anos. Eles disputam os títulos em 13 categorias. Além das medalhas, o torneio serve de seletiva para o Meeting Interclubes, que será disputado em São Paulo nos próximos meses.
Para Maiara Fagundes Ferreira, secretária da Federação Gaúcha de Judô, o evento é muito importante para o circuito estadual, principalmente para as categorias de base. “É uma maneira dos atletas se testarem para a competição maior, que é o Meeting Interclubes.”
Maiara acredita que muitos atletas conseguirão a classificação para o torneio. “Queremos fazer uma boa seletiva, preparar bens os atletas para depois trazermos muitas medalhas para o Rio Grande do Sul.”
Estadual de Jiu-jitsu
No domingo troca a modalidade. Cerca de 450 atletas, de 39 equipes, disputam mais uma etapa do campeonato. As lutas iniciam às 10h e são válidas por diversas modalidades que são dividas entre faixas, peso e categorias.
Para Augusto César Turelli Spezia Filho, o “Toreli” um dos representantes da Federação Gaúcha de Jiu-jitsu, o evento é é muito importante para a região, que além de trazer inúmeros atletas e acompanhantes, promove o esporte local.
Além da competição, o evento tem caráter social. Junto com a entrada de R$ 10, os organizadores pedem que as pessoas doem um quilo de alimento. Crianças não pagam ingresso.
Toreli, que dá aulas e luta pela academia Mário Reis/Augusto Torelli, conta que a entidade estará representada por 40 alunos. “Nosso principal objetivo é conquistar o troféu por equipes e disseminar ainda mais a modalidade em Lajeado.”
EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br