Mais de 10 mil pessoas devem passar pela Construmóbil no primeiro fim de semana. Neste sábado, 28, o Parque do Imigrante abre das 14h às 22h. Já no domingo, 29, público poderá visitar a feira das 14h às 22h.
Atração principal da feira são os quase 200 expositores com o melhor da construção civil, decoração e mobiliário do Vale do Taquari. Eles estão espalhados pelos três pavilhões do Parque do Imigrante.
Um dos diferenciais do fim de semana será o Espaço Kids com brinquedos e presença de monitores gratuitamente. Crianças podem brincar no local enquanto familiares visitam a feira. O Espaço Café, além da venda de bebidas e lanches, também terá atrações musicais (veja no quadro fechado).
A movimentação nos três primeiros dias de feira agrada a presidente Kátia Eckert. “Me surpreendi com o número de pessoas. Muitos elogiaram os espaços e destacaram a organização”, comenta.
Com o slogan “Construindo Soluções”, a Construmóbil é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e do governo municipal, com patrocínio de Sicredi, Lajeadense Vidros, Corsan e Cervejaria Bellavista.
“Xodó da feira”
Com 14 ambientes, espaço multiuso e até café projetado, a Mostra Arquitetura & Design desponta como uma das atrações mais elogiadas da Construmóbil. Para a coordenadora Marta Peixoto, a exposição é “um passeio pelas novidades e tendências do segmento”.
A mostra já se destacou na edição passada da feira, tanto que ganhou o dobro de área em 2019, passando para 630 metros quadrados. Cerca de 30 arquitetos e designers trabalharam na decoração dos ambientes. “Vejo novos profissionais participando da mostra. É um espaço muito criativo, por isso chama a atenção”, acredita Marta.
A mostra está localizada no Pavilhão 3 e explora conceitos de beleza, conforto e requinte. Os projetos reproduzem cenários residenciais e comerciais.
Furf Design
Um dos destaques da programação de sexta-feira, 27, foi a palestra “Inovação para construir um futuro sustentável” dos premiados Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner.
Com exemplos adquiridos nos oitos anos de atividade, os profissionais da Furf Design explicaram que a palavra Design vem do Latim e representa “significado”. “Quando você for fazer algo, reflita se há um significado por trás. Isso que importa”, ensinou Noronha.
Conforme ele, a Furf tem como meta desconstruir conceitos para depois construir um objeto com novo significado. “Quando um produto faz sentido, ele ganha longevidade e se torna sustentável”, conclui.
Os designers apresentaram projetos de destaque, entre eles, o banco anjinho (com asas de anjo) e o vaso apaixonado “que derreteu por ganhar flores”.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br