“Uma trilha bem feita é onde o trilheiro se diverte”

Notícia

“Uma trilha bem feita é onde o trilheiro se diverte”

Morador de Lajeado, o empresário Alexandre Schedler, o “Xole”, é apaixonado por trilhas de moto. Integrante do grupo Proezas, participa de encontros desde os 14 anos. • O que você sente quando está em meio a uma trilha? Só o…

“Uma trilha bem feita é onde o trilheiro se diverte”

Morador de Lajeado, o empresário Alexandre Schedler, o “Xole”, é apaixonado por trilhas de moto. Integrante do grupo Proezas, participa de encontros desde os 14 anos.

• O que você sente quando está em meio a uma trilha?

Só o fato da gente sair da cidade, de ir para o interior, ir para um lugar em meio à natureza, nos sentimos bem, nos sentimos alegres, pois fazemos o que gostamos e uma adrenalina. Andar em uma trilha nos passa confiança, pois é um esporte muito legal. O sentimento em meio uma trilha é satisfatório, pois tu está fazendo uma coisa que tu gosta e, além do mais, você está praticando um esporte saudável.

• Como essa atividade aproxima os amigos?

Hoje em dia tem muitos encontros de trilheiros, então você acaba conhecendo pessoas novas, fazendo novas amizades. Você se ajuda na trilha. A camaradagem que você tem com os outros trilheiros é muita. O pessoal é bem receptivo. É um esporte muito unido, um ajuda o outro, com isso tu acaba criando laços de amizades forte. A cada trilha conheço pessoas e cidades novas. Muita gente está começando a fazer trilha por causa disso, para se aproximar da natureza e de pessoas.

• Você já teve algum acidente?

Eu nunca tive acidente grave. Já caí sim, mas nada de mais, apenas uns arranhões. Mas tive amigos que caíram e quebraram partes do corpo. É um esporte muito arriscado. Cada pessoa tem que saber o seu limite. Como sei o meu, acabo não me machucando. Mas para evitar acidentes, o motociclista tem que ter todos os equipamentos. A moto tem que estar com a manutenção em dia. É um esporte que se você não cuidar, pode virar em tristeza. A gente tem que andar bem, com muito cuidado para não acontecer um acidente, para não virar uma fatalidade. Uma trilha bem feita é aquela onde o trilheiro se diverte e curte o passeio em meio a natureza.

• Que tipo de aprendizado você leva da trilha para a vida?

É um esporte muito familiar. Tem fim de semana que andamos com os amigos, nas estradas de interior na cidade. Outros fins de semana, você vai em encontros, aí você vê que vão muitas famílias. Esse esporte te ensina a valorizar a família e os amigos que estão sempre do nosso lado.

• O que o esporte lhe proporciona?

Muita alegria. Desde pequeno gosto de moto. Via amigos e familiares andar de moto. É um esporte que vem de família. Isso me proporciona boas lembranças, momentos e fotos. Melhora meu dia. É um momento que estamos nos divertindo. Estamos na natureza. A trilha ajuda muito na nossa saúde. Temos que ter uma mente rápida para desviar dos obstáculos. Além disso tem que ter um corpo bom para poder ao menos concluir a trilha.

• Como começou a participar de trilhas de moto?

Comecei quando tinha 14 anos de idade. Meus amigos mais velhos tinham motos. Comprei uma moto velha e comecei andar perto de casa, desde pequeno já tenho esse esporte no sangue. Hoje a gente tem uma equipe chamada Proezas, com amigos de Lajeado e Arroio do Meio.

EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais