“A leitura me mantém lúcida aos 90 anos”

Notícia

“A leitura me mantém lúcida aos 90 anos”

Moradora de Alta Forquetinha, no interior de Canudos do Vale, Maria Malmann Zimmer, 90, ensina o caminho da longevidade. Segundo ela, a leitura é a receita de uma vida feliz e saudável. Tem facilidade em adaptar-se aos gêneros literários, inclusive…

“A leitura me mantém lúcida aos 90 anos”

Moradora de Alta Forquetinha, no interior de Canudos do Vale, Maria Malmann Zimmer, 90, ensina o caminho da longevidade. Segundo ela, a leitura é a receita de uma vida feliz e saudável. Tem facilidade em adaptar-se aos gêneros literários, inclusive fantasias envolvendo dragões e mundo imaginário. Entre as preferências, está o jornal, onde encontra assuntos variados e se mantém atualizada.

• Como surgiu a paixão e o hábito da leitura?

Quando criança, estudei apenas dois anos aqui na comunidade. Com a ausência de professor, fui estudar no colégio Santo Antônio, em Estrela. Na época era escola das freiras, no sistema de internato. Meu primeiro professor, Raymundo Mallmann (in memoriam) foi o grande incentivador da leitura. Aprendi com ele a ler em alemão. Depois em casa, escutava e olhava minha mãe lendo.

• Qual o caminho da longevidade e o que faz no cotidiano?

Sempre digo que o segredo está na simplicidade. Praticar a leitura é sinônimo de saúde e mantém a mente ocupada. Além do jornal, procuro ler bons livros, não tenho restrição a gêneros. Gosto também de viajar, sempre que convidam estou pronta. Meus filhos dizem que sou uma boa parceria de viagem.

• Nestes 90 anos, se arrepende de algo?

Não. Sou muito feliz e entendo que Deus tem um propósito pra tudo nesta vida. Junto de meu marido Pedro Paulo Zimmer (in memoriam) criamos os 16 filhos. Infelizmente no círculo familiar alguns já não estão mais entre nós. São 90 anos de muita garra, luta, testemunhos de fé e exemplos de vida. Costumo dar conselhos às novas gerações e ajudar com minha experiência.

• O que você mais valoriza?

Na minha juventude fiquei um período longe da família devido aos estudos e isso marcou muito. Hoje estar reunido com as pessoas que amamos é o que realmente importa. Sempre que posso participo das comemorações. No fim de semana inclusive, prepararam uma grande festa em comemoração aos meus 90 anos. Foi tudo muito lindo, principalmente por ver a família reunida.

• Qual a mensagem deixa às novas gerações?

A vida é o maior dom com o qual Deus nos presenteou. Cabe a nós agradecer, vivendo-a da melhor maneira possível. Criem o hábito pela leitura, pois o conhecimento abre muitas portas e ninguém tira isso de você.

FELIPE NEITZKE – regional@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais