Os canteiros do trevo da BR-386 com a ERS-130 estão em obras. A concessionária CCR Via Sul trabalha com a implementação de uma usina fotovoltaica – sistema de captação de energia solar – desde o final de agosto. A obra tem previsão de conclusão para dezembro.
Conforme a CCR, essas usinas transformam luz solar em eletricidade, dessa forma, diminui o risco de interrupção no fornecimento e traz benefícios ao meio ambiente por se tratarem de uma fonte de energia limpa e sustentável.
A energia produzida pela usina será transferida à rede elétrica, complementando o consumo de iluminação da rodovia.
A concessionária implementará 10 usinas nas rodovias do Rio Grande do Sul. Na extensão da BR-386, além de uma instalada no entroncamento com a ERS-130, serão implementadas placas nos municípios de Victor Graeff, Fontoura Xavier e Nova Santa Rita.
Pelo Estado
A implantação será realizada por empresa terceira especializada. Além das quatro usinas da BR-386, serão instaladas cinco na BR 290, em Santo Antônio da Patrulha, Gravataí, Glorinha e Porto Alegre. E outra, na BR 101, em Três Cachoeiras.
Em todos os trechos contemplados, a concessionária substituirá cerca de 8 mil lâmpadas por LED. Adequações na infraestrutura e revitalização da iluminação também estão no cronograma da CCR.
Árvores do trevo
Cerca de 60 árvores foram derrubadas. Conforme a CCR, a empresa aguarda uma resposta do Ibama com a informação de quantas árvores precisam ser replantadas para compensar e o local do plantio. A obra está na fase de terraplanagem.
LAURA MALLMANN – laura@jornalahora.inf.br