Quais são as principais flores comestíveis?
Amor perfeito, cravina, calêndula, flor de mel, begônia, capuchinha, abóbora e rosas são as que mais utilizo.
Cite os cuidados necessários na hora de comprar, preparar e consumir?
Precisamos conhecer a origem dos ingredientes, como foram cultivados e onde foram colhidos. Ao preparar é necessário ter cuidado para não amassar. Flores são delicadas e merecem toda atenção. Existem flores comestíveis e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) espalhadas por toda cidade, onde nascem e crescem espontaneamente, mas não é recomendado consumir tais ingredientes por possíveis contaminações.
E os benefícios para a saúde?
O pólen é uma fonte de proteínas, carotenoides e flavonoides que atuam como antioxidantes. O néctar traz uma equilibrada fonte de açucares. As pétalas armazenam vitaminas e minerais. Importante entender que as doses por flor são pequenas, não chegando a atingir as quantidades mínimas diárias.
Com que tipo de bebidas harmoniza com as receitas?
Recomendo não harmonizar com bebidas muito fortes. As flores trazem aromas e sabores peculiares. Provar e brincar com esses sabores é encantador, algumas mais ácidas, outras mais picantes e tem as adocicadas. Um vinho branco jovem ou um espumante podem harmonizar bem entre os aromas florais.
Considerações finais
A saciedade ao comer é alcançada quando estimulamos nossos sentidos, seja pelo olfato quando sentimos o aroma do prato, o tato ao sentirmos as diferentes texturas de cada alimento e o paladar que é estimulado pela mistura de sabores e a visão. É nesse último quesito que as flores entram como elemento essencial. Suas cores e formas agregam beleza ao toque final de um prato. Utilize-as para embelezar suas receitas, seja num bolo, risoto, salada de frutas ou sobremesa. Além de deixar o prato ainda mais belo, cada flor contribui com um aroma e sabor característico.