Representante de Lajeado no concurso Mais Bela Plus Size RS, Ana Paula Lappe, 23, acredita que a beleza é singular e individual. Já enfrentou problemas de autoestima, mas aprendeu a se amar e hoje considera gratificante ser referência para outras mulheres.
Como é a relação com o seu corpo?
Desde criança sempre fui gorda. Costumo dizer que não sei o que é ser magra. Mas hoje sei o que é me aceitar. Na infância infelizmente eu tive problemas com autoestima. Sofria bullying na escola. Acredito que depois que entrei para esse mundo de concurso e valorização do corpo, eu sou completamente satisfeita comigo mesmo. Eu hoje sou feliz com o que eu faço e transmito para as outras pessoas. Acho que essa é a alma dos concursos.
O que é beleza para você?
Beleza não é uma questão de esteriótipo ou o que a sociedade prega. Existe muita mulher bonita mesmo sendo gorda. Isso precisa ser levado às pessoas. A beleza é uma coisa singular. O que é bonito para mim pode não ser bonito para outra pessoa. É uma coisa super individual. Todo tipo de beleza precisa ser respeitada
Que mensagem você gostaria de passar para as mulheres que estão aprendendo a se amar?
Acho muito gratificante servir de referência para mulheres que muitas vezes estão em depressão. Que as vezes sofrem agressões e uma série de problemas. Eu sou super feliz de pessoas virem me dizer que depois que começaram a me acompanhar estão se aceitando mais. Acho que é isso que me move cada vez mais. Desde 2016 o meu pensamento é cada vez mais forte. Quando nos inscrevemos e entramos num concurso queremos ganhar. Mas é uma coisa que leva muita mensagem e inspiração a outras mulheres.
Que concurso está participando?
Participo de concursos de plus size desde 2016. Já participei do Miss Rio Grande do Sul Plus Size e este ano estou participando do Mais Bela Plus Size RS. O concurso ocorre no dia 28, em Caxias do Sul. A vencedora ganha uma viagem para o exterior e as outras duas princesas recebem uma viagem para Gramado. Eu felizmente estou representando Lajeado. Amo muito a cidade e estou feliz em representá-la. Não sou daqui, mas é uma cidade que me acolheu muito bem.
CAETANO PRETTO – caetano@jornalahora.inf.br