O Grupo A Hora conquistou dois prêmios estaduais de concurso promovido pela Associação de Diários do Interior (ADI-RS). Os troféus, de primeiro e terceiro lugar, serão entregues durante a programação do21º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, que ocorre neste fim de semana, no Hotel Continental, em Canela. A reportagem “Transformação da indústria – Profissões do futuro”, do jornalista Filipe Faleiro, venceu a categoria Jornalismo Econômico. O texto veiculou em duas páginas na edição dos dias 17 e 18 de agosto, com uma análise sobre o impacto da Indústria 4.0 no mercado de trabalho.
A produção, diz Faleiro, aprofunda informações sobre a pesquisa Mapa do Trabalho Industrial e traz os dados para a realidade do Vale do Taquari. “Partimos de dados nacionais para tentar explicar como isso impacta sobre a nossa região.” Um dos critérios do jornalismo, frisa o repórter, está no interesse público da informação. “O mercado de trabalho é uma temática sempre presente para a sociedade. Na reportagem, procuramos mostrar a necessidade das pessoas em se adaptarem aos novos tempos, buscando atualizações e cursos.”
Já na categoria “Cases de Gestão”, o Pense – Programa de Ensino e Educação, ficou com o terceiro lugar. O projeto busca estabelecer uma relação específica e permanente com os professores e escolas do Vale do Taquari, enfocando a evolução profissional e bem-estar dos envolvidos. A Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, ficou com as duas primeiras colocações.
Primeira participação
Para o diretor de conteúdo do A Hora, Fernando Weiss, a conquista dos prêmios é um estímulo VENCEDORES DO PRÊMIO ADI-RS 2019 para a empresa seguir apostando no jornalismo de qualidade e em programas que entregam valor para a sociedade.
“Recebemos com muita satisfação a notícia da premiação, ainda mais porque á primeira vez que participamos do concurso. No momento em que o jornalismo passa por uma grande transformação, esse tipo de reconhecimento vem para ratificar acertos e reforçar o posicionamento do Grupo A Hora como uma empresa comprometida com qualidade de conteúdo e responsabilidade social”, afirma.
Congresso
O Congresso dos Diários do Sul do Brasil inicia sábado, 21, às 9h com manifestação do presidente da ADI-RS, Eládio Vieira da Cunha, diretor do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul. Em seguida, o diretor de eventos da ADI e diretor geral do Grupo A Hora, Adair Weiss apresenta um workshop sobre o Negócio Jornal.
À tarde, o primeiro palestrante será o presidente-executivo da Gazeta do Povo (Paraná), Guilherme da Cunha Pereira. Depois, serão apresentados os cases de gestão vencedores do concurso promovido pela ADI. Já o encerramento será com a palestra apresentada por Junior Moro, CEO da agência Belif e especialista em marketing de encantamento.
No sábado à noite, ocorre o jantar festivo, com entrega de premiação do concurso de Jornalismo Econômico e de Cases de Gestão.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br