A liminar obtida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), impedindo a demolição de parte do complexo histórico da Polar foi bastante comemorada por técnicos da área, e também por historiadores. Mas está longe de ser uma unanimidade na cidade. Muitos querem a demolição de parte da edificação para a posterior construção do novo Fórum de Estrela. O desafio de quem é contra é apresentar soluções práticas e financeiramente viáveis para a manutenção do local. Na semana passada, o vereador do PP, João Braun, se reuniu com alguns especialistas da área em busca de boas ideias. Aguardemos!
Pedágio e EGR
Em Encantado, o Secretário Municipal da Agricultura, Roberto Pretto, e o ex-vereador, Jonas Calvi, solicitaram audiência e foram recebidos na quarta-feira passada pelo Desembargador da 1ª Câmara Cível do TJ-RS, Irineu Mariani, responsável por indeferir o pedido da EGR para retornar com a cobrança de pedágio na ERS-129. Se tal visita pesou sobre a decisão final são outros quinhentos. Não há como afirmar isso. Mas há quem diga, sim, que o encontro serviu para reforçar ainda mais – e presencialmente – os argumentos desenvolvidos pelo Promotor de Justiça, André Prediger, autor da ação que resultou na suspensão do pedágio na cidade.
Bolzan no Vale
A palestra do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan ocorre no dia 25 de Setembro, na Associação Pró Desenvolvimento da Languiru, em Teutônia. Os recursos obtidos com a venda de ingressos limitados serão destinados para a Brigada Militar do município, por meio do Conselho de Segurança Pública Pró-Comunitário. Os pontos de venda ficam no Supermercado Languiru (Bairros Canabarro e Languiru), Restaurante Nüscke (Bairro Languiru) e CIC Teutônia (Centro Administrativo).
RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br