Municípios do Vale do Taquari registraram nesta terça-feira, chuva de granizo entre o final da manhã e o início da tarde. O fenômeno ocorreu em Travesseiro, Forquetinha, Sério, Santa Clara do Sul, Encantado, Lajeado, Teutônia, Progresso e Marques de Souza.
Conforme a coordenadora do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, Carolina Jung Heinen, é difícil prever com antecedência onde e quando o fenômeno vai ocorrer. “Muitas vezes se fala que uma determinada região tem condições, mas não se sabe exatamente quando de fato acontece”, esclarece.
No meio da manhã, as condições ficaram favoráveis para a ocorrência do fenômeno. Durante à tarde, não está descartado novos episódios de chuva de granizo.
A chuva segue no Vale até amanhã. A quarta-feira começa nebulosidade e condições para chuva. Conforme ar mais seco ingressa sobre o Estado, o tempo melhora e passam a ocorrer períodos com sol na região.
Entenda a formação do granizo
A formação começa no interior das nuvens, onde há correntes de ar que sobem e descem. O ar quente sobe e empurra as gotas de água para camadas mais frias das nuvens, onde a temperatura é negativa. As gotas congelam e caem assim que atingirem peso suficiente para vencer o ar quente. Conforme o NIH, por conta disso, o granizo ocorre de forma isolada.
LAURA MALLMANN – laura@jornalahora.inf.br