Entre as atrações do acampamento farroupilha, instalado no Parque Professor Theobaldo Dick, a cachorra Dora divide a atenção dos visitantes que passam próximo do espaço do CTG Tropilha Farrapa na tarde desse sábado.
A buldogue inglês é mansa e gosta de receber carinho, enquanto aprecia o cheiro de churrasco. É que Dora já uma frequentadora assídua de eventos tradicionalistas. O dono é o médico Fernando Bertoglio, mas a cachorra também faz parte da vida da patroa do Tropilha, Clarice Borges – que é secretária de Bertoglio há 18 anos.
Clarice e o marido — o capataz do CTG, Rogério Alves – são quase padrinhos da cachorra, e abrigam o animal quando o médico viaja. “Ela chega lá em casa e vai correndo no meu marido. Vai com a gente nos rodeios, para o campo”, comenta a patroa.
Foi por influência da funcionária que o profissional da saúde passou a se envolver diretamente em atividades da tradição gaúcha. De lambuja, ganhou um hobby para aproveitar ao lado da companheira de quatro patas. “Onde eu vou, ela vai”, diz.
GESIELE LORDES – gesiele@jornalahora.inf.br