Tradicionalistas ainda recordam a época em que Lajeado sediava acampamento farroupilha na Praça da Matriz. Passadas décadas, o costume é retomado, desta vez, com a instalação de 18 ranchos no Parque Professor Theobaldo Dick.
A abertura da 1ª Semana Farroupilha de Lajeado ocorre hoje em uma parceria do governo e Associação Municipal da Tradição Gaúcha (AMTG).
O evento é classificado como divisor de águas, destaca o preLajeado e Teutônia abrem acampamentos Municípios iniciam eventos alusivos à Semana Farroupilha. Em Lajeado, Teutônia e Cruzeiro do Sul, destaque para os acampamentos montados em espaços públicossidente da AMTG, Daniel Becker. “Será uma semana inesquecível pra reunir as pessoas e enaltecer a história do Rio Grande do Sul”, percebe.
Programação se estende até o dia 22 de setembro com shows tradicionalistas, gastronomia, missa crioula e tradicional desfile de cavalarianos. Na próxima semana, estão previstas atividades com escolas. “Mais de 800 alunos devem passar por aqui para conhecer mais sobre a tradição gaúcha”, reforça Becker.
Outra atração da Semana Farroupilha será o lançamento do livro “O Bento – A história dos 65 anos do CTG Bento Gonçalves”, escrito por Deolí Gräff. Haverá ainda ações solidárias, como arrecadação de produtos de limpeza para a Apae e a Carroça Solidária com doação de alimentos.
Ontem, entidades iniciavam a ornamentação dos ranchos. Elói Sopelsa, 32, alugou um dos espaços com os Amigos do Country Clube. Ele elogia as atividades da Semana Farroupilha e destaca o entusiasmo dos tradicionalista.
“Tomara que dê certo e podemos repetir em outros anos”, relata.
O patrono da primeira edição será Ruy Lopes. Ele é lembrado por ser o primeiro patrão do CTG Bento Gonçalves, além de ser vereador de Lajeado na década de 60. O tradicionalista faleceu em 1998.
Os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo serão evidenciados no 3° Acampamento Farroupilha de Teutônia. Programação inicia hoje e se estende até dia 20 com roda de chimarrão, comidas campeiras e shows. Destaques para dois desfiles.
Um programado para o dia 15, no bairro Canabarro, e outro no dia 20, com o Passeio da Bombacha nos bairros Languiru e Centro Administrativo.
Ao total, 18 piquetes (galpões de madeiras) foram instalados nas proximidades do Centro Administrativo, além do Galpão Farroupilha que concentrará atrações como a chegada da Chama Crioula. Toda as atividades serão gratuitas.
Para o prefeito Jonatan Brönstrup, o acampamento farroupilha valoriza as entidades e oferece acesso à cultura gaúcha. “O tradicionalismo faz com que a gente traga as famílias para algo bom, aproximando-as da arte e cultura”, enaltece.
Coordenador campeiro do evento, Maciel Wiebusch classifica o acampamento farroupilha como “um novo momento para o tradicionalismo de Teutônia”. “Antes, cada entidade tinha a sua programação, inclusive com conflito de agenda. O acampamento reúne os melhores eventos”, defende.
A realização do Acampamento Farroupilha é da administração municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.
FÁBIO KUHN – fabio@jornalahora.inf.br