Executivo x Legislativo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Executivo x Legislativo

O clima esquentou em Colinas. Durante entrevista concedida na semana passada a uma rádio local, o prefeito Sandro Hermann (PP) reclamou da demora na apreciação de um projeto que prevê a cessão de uso do Ginásio Municipal. Segundo ele, os campeonatos de vôlei e futsal, programados para o início de outubro, podem ser protelados. As palavras do gestor desagradaram alguns vereadores, que citam possível desentendimento entre ele e o ecônomo do espaço. Diante disso, outra proposta encaminhada pelo Executivo – pedindo à CEF empréstimo de R$ 2,6 milhões para asfaltar vias até Teutônia – poderá trancar no Legislativo.


Investimento em Estrela

O governo de Estrela encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores solicitando autorização para doar uma área de terras localizada no Distrito Novo Paraíso para a empresa Vital Indústria de Produtos para Nutrição Animal, que pertence ao Grupo Faros. A intenção dos empresários é instalar uma fábrica no município para processamento de resíduos de abate. A negociação foi intermediada pelo Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck. Além desse empreendimento, e de outros já divulgados, o Poder Executivo pretende anunciar uma nova empresa muito em breve. Aguardemos!


Pedras nos calçados

A situação do setor calçadista em Teutônia preocupa líderes regionais e empresários do ramo. Só em 2019, foram mais de 160 demissões. Neste mesmo período, ao menos três empresas fecharam as portas. Movimento semelhante já ocorreu em municípios próximos, como Santa Clara do Sul. Por lá, e após sofrer o baque financeiro, a cidade se viu obrigada a expandir as áreas de economia para evitar um colapso econômico. Parece-me que o risco é menor em Teutônia. Mas serve como alerta.

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais