Cadeiras na Câmara de Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cadeiras na Câmara de Lajeado

Pelo jeito, e para o bem da sociedade lajeadense, boa parte dos vereadores que haviam decidido pelo aumento no número de cadeiras do Legislativo mudou de ideia. Não há demérito algum nisso. Muito pelo contrário. Reconhecer o erro antes que seja tarde demais é louvável e demonstra que, apesar das diferenças partidárias, muitos dos nossos parlamentares ainda pensam de forma coletiva e não individual. A imensa maioria dos moradores não quer mais vereadores e, diante disso, não há qualquer motivo para levar esse debate adiante.
Entretanto, e por isso a preocupação persiste, o único vereador a se posicionar favorável ao aumento foi Waldir Gisch, do Partido Progressista (PP).
A lamentável decisão preocupa ainda mais porque ele faz parte da comissão que trata sobre as mudanças na Lei Orgânica. E é justamente por meio dessas alterações que os vereadores antes favoráveis ao aumento tramavam este abuso. Eu reforço: esse tipo de mudança na lei só deve ser aprovado mediante assembleia popular deliberativa. E aos indecisos, uma sugestão: pensem melhor!


Cidadania em Encantado

Ontem foi concluída mais uma etapa do projeto “Democracia na Escola”, coordenado pela Câmara de Encantado, Sicredi, Acie, Rotary, UVB e Secretaria Municipal de Educação. A temática foi “Meio Ambiente”, e contou com a participação de 10 escolas. Todos foram provocados a desenvolver anteprojetos sobre o tema, para posterior encaminhamento e apreciação do Legislativo. Já na quarta-feira passada, a temática foi a “Saúde Pública” e, na segunda-feira, “Educação”. É uma forma de despertar a cidadania.

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais