O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, esteve na região nesse fim de semana e fez o passeio. Para ele, ter o trem turístico com viagens todas as semanas é uma oportunidade para a região e também para o RS.
A Hora – Qual sua avaliação sobre o passeio entre Guaporé e Muçum?
Ruy Irigaray – Foi maravilhoso. É uma das paisagens mais encantadoras do país. Também muito importante por termos um atrativo tão importante e tão viável. Se conseguirmos viabilizar roteiros todas as semanas, será um ganho gigante para o Estado.
Vimos que todas as viagens tiveram lotação esgotada. Isso mostra o interesse das pessoas com esses passeios.
A partir disso, quais os próximos passos?
Irigaray – Na quinta-feira teremos uma reunião em Guaporé, com representantes de 15 municípios. Temos uma parceria com as prefeituras e com a Amturvales para viabilizar esse projeto. Também buscamos agilizar os trâmites para essa liberação, conversando com os responsáveis pelo trem, com as associações, com a concessionária da ferrovia.
De que forma o turismo pode contribuir com o desenvolvimento da região?
Irigaray – O turismo é a maior indústria do mundo. Gera renda e empregos de uma maneira muito rápida. Não será só o trem que o Vale vai ganhar, acarreta vários investimentos. Um passeio que coloca mais de mil pessoas em um dia, obriga a cidade e os empresários a investirem em rotas, em bares, hotéis e restaurantes. Movimenta toda a cidade e uma série de empreendimentos.