Alunos do RS podem perder 100 mil bolsas de estudo

Estado

Alunos do RS podem perder 100 mil bolsas de estudo

Mudança em PEC prevê volta da contribuição ao INSS por parte de entidades. Escolas perderiam a concessão de bolsas

Alunos do RS podem perder 100 mil bolsas de estudo

Uma mudança na lei previdenciária pode alterar o cenário na educação do Estado. Os estudantes bolsistas de escolas particulares podem perder este benefício, caso seja aprovada a proposta de emenda à Constituição que prevê a alteração na concessão do certificado de filantropia. Conforme o portal G1, são cerca de 100 mil alunos nesta condição.

Entidades como escolas e hospitais disponibilizam bolsas como contrapartida social em troca de abate no repasse para a previdência da contribuição patronal do INSS. Esta condição é amparada por lei. Caso a PEC seja aprovada, os 20% sobre a folha de salários dos funcionários das entidades voltam a ser cobrados.

Ainda conforme o portal G1, a chamada PEC paralela à Reforma da Previdência já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e segue ainda esse mês para votação em plenário.

No Estado, mais de 200 escolas e universidades que garantem bolsas de estudos para alunos de baixa renda, de acordo com a lei.

Saiba mais

As bolsas de estudo são concedidas a alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio. Uma pesquisa feita pelas próprias entidades filantrópicas aponta que para cada R$ 1 de isenção previdenciária, o setor gera quase R$ 5 através de benefícios na área educacional.

Fonte: G1 Rio Grande do Sul

Acompanhe
nossas
redes sociais