As previsões se confirmaram. A principal cidade do Vale do Taquari já foi escolhida para receber o primeiro empreendimento hoteleiro da bandeira Vuiello Hotels no país. Na manhã dessa sexta-feira, os empreendedores Igor Tonelo e Francisco Prado visitaram Lajeado para detalhar a construção do novo hotel, que ficará próximo ao Parque do Imigrante. Serão mais de R$ 35 milhões só para a obra, com a previsão de gerar dezenas de empregos diretos e indiretos em curto e longo prazo.
Tonelo já tem experiência como investidor em hotéis de outras marcas. Dessa vez, em conjunto com Prado, aposta na própria bandeira e vislumbra Lajeado com potenciais diferenciados dentro do Estado. Entre esses, as belezas naturais do Vale do Taquari e a proximidade com a região Metropolitana. Prado, por sua vez, é especialista na área de gestão de eventos e turismo.
Além do empreendimento com 120 apartamentos e um Centro de Convenção para mais de 500 pessoas, a dupla planeja ações para monetizar e modernizar o Parque Histórico e o Parque do Imigrante. Demonstraram interesse em angariar investidores locais e, com apoio da Univates, criar um amplo projeto de reformulação desses espaços públicos, e também da orla do Rio Taquari. Aliás, o próprio projeto arquitetônico do hotel poderá ser realizado por alunos da Univates, mediante algum modelo de concurso. Querem envolver toda a comunidade.
Ambos moram em Bento Gonçalves. E a ideia deles é interligar os roteiros turísticos da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari. “É a Rota do Pão e Vinho”, reforçam. As conversas, intermediadas inicialmente pelo Conselho Municipal de Turismo, já estão bastante avançadas em todas as frentes. Com corretores de imóveis (FOTO) e também com o poder público. São projetos audaciosos e, acima de tudo, necessários para fomentar ainda mais a economia local e regional, gerando renda, empregos e consequente qualidade de vida para a população.
E o Grupo Tonelo Participações não quer parar por aí. Além da primeira unidade da marca Vuiello Hotels, que será incorporada pela Tonbass Áreas Nobres, os empresários trabalham exaustivamente para trazer um empreendimento âncora no setor gastronômico. O nome ainda é mantido em sigilo. E, ao que tudo indica, será apenas o primeiro entre outras empresas de renome nacional que podem desembarcar em Lajeado, seguindo o exemplo do McDonald´s e muito possivelmente da Havan. Com isso, todos ganham e todos crescem. Sem exceção.
RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br